sábado, 15 de setembro de 2007

Quem tem boca... Entra no curso e ainda muda de turma!

Então, gente!
A correria, pra variar continua grande, mas assim que é bom, né! rs... Estamos com a cabeça super ocupada, esse mês tivemos algumas (várias) pendências pra resolver e aos poucos, tudo está se resolvendo. Uma das "pendências", na verdade se tornou uma meta pra mim: mudar de professor no curso de francisação.
Mas deixa eu começar do começo: depois de uma longa batalha, só fui chamada pra começar o curso no fim da primeira semana de aula. Isso porque, no dia da minha avaliação, a criatura que me avaliou colocou lá no sistema que meu francês era avançado demais (???) pra fazer este curso. Quando vi que todos que fizeram o teste no mesmo dia que eu foram chamados pra começar e só eu que não, comecei a correr atrás disso: toda semana, Manuzinha estava lá no Bureau de Imigração. Todos os agentes já me conheciam. rs... Falei com todo mundo, perdi as contas de quantas vezes fui lá. Cada um me dizia uma coisa, até que consegui o contato do diretor do setor de francisação e ele me falou que não era bem assim, que eu fui colocada pra estudar no Vieux Montréal, mas que lá a fila de espera era um pouco maior... Olha bem, hein: precisei chegar ao diretor do setor, pra ter a informaçao correta. Enfim, não fiquei muito satisfeita, mas agora pelo menos eu sabia que se não começasse em agosto, em novembro com certeza eu estaria lá. Então, relaxei...
Eu entrei numa lista de espera, aguardando um lugar no tal Cegep. Foi aí que na sexta-feira da primeira semana, recebi o telefonema me convocando pro curso. E todo mundo dizia tanto que lá era um dos melhores Cegeps pra francisação, que fui com uma expectativa grande em relação a isso.
Mas quando cheguei lá na segunda-feira, confesso que fiquei decepcionada. rs... O professor era ruim demais... Neste curso, nós temos um professor de gramática e um monitor de conversação. O monitor sim, era muito bom, dava aulas super dinâmicas, com jogos, slides, etc. Mas o professor... Nossa, como o tempo demorava pra passar, viu... Ele nao ensinava nada, só levava uns textos "nada a ver" e ficava lendo, explicando uma ou outra palavra desconhecida, durante 3 ou 4 horas de aula. Nem a apostilla grossona que a gente ganhou do governo ele usava. Aquilo foi me dando uma agonia, quando eu pensava no tempo que eu estava perdendo e no tanto de coisa que eu sei que ainda preciso aprender e teoricamente, ali era o lugar pra isso!!
Enfim, os dias foram passando e eu, incomodada... Todo mundo reclamava do professor, mas ninguém falava nada... E eu ainda incomodada, mas observando e tentando ver se podia fazer alguma coisa.
Na quinta-feira da semana seguinte, chegou uma aluna nova na sala, em troca de um aluno da mesma turma que mudou pra outro Cegep. Foi aí que vi que talvez pudesse ainda ter uma chancezinha de mudar também. Então fui atrás disso. Conversei com fulano, que me encaminhou pra ciclano, que falou pra eu conversar com meu professor. Falei com meu professor com todo respeito, expliquei um pouco o meu lado da situação, (só pra explicar melhor: pelo que observei, os professores aqui tem muita autonomia, então cada um dá o que acha que tem que dar pra turma, não tem um cronograma padrão... E foi isso que eu disse a ele: que estava precisando focar mais na gramática e não só no vocabulário, como era o foco dele.) Ele foi super de boa e me falou pra procurar beltrano. Beltrano me disse que iria consultar o MICC pra saber se ainda estava em tempo de mudar algum aluno, mas que nao me garantia nada...
O fato é: na segunda-feira da semana seguinte (já na quarta semana de curso), finalmente mudei de turma: a professora, agora sim, muito boa, super didática, utiliza os mais variados recursos pra prender nossa atenção, leva os alunos ao quadro para escrever e nos corrigir. Apresenta filmes, CD's, usa várias gramáticas diferentes pra dar exercícios, enfim. Agora sim estou satisfeita! Finalmente sinto que estou evoluindo com meu francês e vou dar uma guinada boa até o fim deste curso. Foi meio desgastante isso tudo, mas valeu à pena.
Por isso, fica aqui meu conselho a quem está prestes a chegar: não aceite de cara um "não"que possam te dar, sem motivo aparente. Se você não concorda, corre atrás, peça explicações, procure pessoas diferentes pra te ajudar. Mesmo que seu francês não seja muito bom, mete as caras e sai falando do jeito que você conseguir!! O importante é mostrar que "nao saber a lingua" é diferente de ser lerdo... Ou burro mesmo, não me veio outra palavra melhor. rs...
Nossa, falei demais hoje!!!
Bom fim de semana a todos! =)

3 comentários:

Anônimo disse...

Parlez vous français?
Pas encore!
Beijos!

Flavielle Martins disse...

Nossa!!!!

Estou orgulhosa, amiga!!! É isso aí, manda ver....hahahaha...

Abraços,

Flavielle

Valéria disse...

Olá amigos,

Que coisa boa vc está conseguindo se virar por aí héin!
É um sinal que vcs estão se adaptando bem, e rápido, afinal são apenas 03 meses.
Parece que faz tanto tempo né?
Manu, valeu mesmo pela força, nossa o meu coração tá pequenininho, as vezes já choro em pensar que vou deixar tanta coisa pra trás.
Mas acho que esse sentimento faz parte, afinal sou humana, e claro que as vezes me dá medo, pois por mais que saibamos que tomamos a decisão correta, não sabemos o que nos espera.
Que bom que teremos amigos por aí e que podem nos socorrer sempre que precisarmos :)

Um grande abraço,

Valéria