terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Joyeux (premier) Noël!

E assim passou nosso primeiro natal em terras canadenses!


Infelizmente não pudemos ir à comemoração de Natal dos amigos Geneviève et Olivier, devido ao meu trabalho. Confesso que, nos últimos dias, os clientes me desejavam "Joyeux Noël" e eu respondia o mesmo, mas sem nenhum clima de fim de ano. Não sei explicar, mas acho que também não é difícil de entender... rs...

Digo que não estava em clima de festas porque aqui, meu referencial de Natal se perdeu completamente - pelo menos neste primeiro ano - a ponto de eu só me tocar que realmente estávamos perto do Natal uns 5 dias antes, quando Alexandre comentou comigo que tínhamos que resolver onde íamos passar, o que compraríamos, etc.

É engraçado porque, apesar de ver a cidade toda enfeitada - muito linda, diga-se de passagem - a neve nas ruas e o sorriso no rosto das pessoas, tudo isso me dava mais uma sensação de estar dentro de um filme, do que o clima natalino em si.

Meu Natal no Brasil, normalmente era feito de: enfeites pela casa desde o início de dezembro, cozinha bagunçada a partir do dia 23, compras de última hora, missa no dia 24 com festinha depois, e família reunida no dia 25. Na verdade, acho que eu curtia mais os momentos do dia seguinte, do que da própria festa. Era quando eu, meus pais e minhas irmãs nos juntávamos pra comer a comida da noite anterior (aquela torta de nozes deliciosa que minha mãe faz) e comentar sobre a festa. Era a hora de curtir os presentinhos, mesmo aqueles que vinham do "Inimigo Oculto" e falar abobrinha em família. Muitas saudades disso! Ontem, foi estranho falar por telefone com toda a minha família, imaginar que tudo isso estava acontecendo mais uma vez, e eu não estava lá...

Mas, como na vida tudo tem seu lado bom, e chegando ao ponto forte deste post, tenho que dizer que nosso primeiro natal quebequense foi mais que especial. Passamos a noite com nossos amigos queridos, Patricia e José, Youngji e Alexandra. E apesar de eu estar super cansada depois de um dia inteiro de trabalho, nos divertimos muito, comemos até dizer chega (pratos venezuelanos e colombianos!) e ficamos altinhas, eu e Paty, com aquele bebidinha deliciosa da Venezuela, que esqueci o nome agora (eu disse que estava altinha...).




Nesta última foto, José e Patricia dançam merengue, tentando explicar a diferença entre Salsa e Merengue. Confesso que não consegui entender não!! =P

Quando nos demos conta da hora, eu e Alexandre tivemos que nos apressar e sair correndo pra não perder o último ônibus da noite. E não é que mesmo assim, perdemos? Lá fomos nós, andar até o metrô naquele friiiiiio de rachar a pele. Pelo menos queimamos um pouco das várias calorias ingeridas.

Quando cheguei em casa e abri meu armário, que bela surpresinha: em cima da minha bota, tinha uma garrafa de Amarula e um "Ho ho ho", identificando mais um presentinho que "meu Papai Noel" tinha me dado! ;)

E hoje estamos aqui, comendo a comidinha de ontem (como vocês podem ver, o costume passa de geração pra geração), tomando Amarula, enquanto curtimos uma boa preguiça e colocamos em dias os episódios perdidos de Lost. =)

Feliz Natal pra todos!!! Feliz Navidad!!! Joyeux Noël!!!

10 comentários:

pati disse...

Ah... mes amis! Nous nous trouvons vraiment chanceux de avoir partagé la soirée avec vous. Quelque fois pendant la nuit je vous regardé en rigolant ensemble et j'étais tellement étonnée et touchée de vous voir chez nous dans une fête si spéciale comme Noël.

Merci d'être venus chez nous. Vous êtes notre famille ici :')

C'est vrai!

Je vous aime beaucoup!

Pati (et José)

Alex disse...

Olá Manu,

Imagino como deve ter sido "diferente" esse primeiro natal em terras geladas, mas fico feliz em saber que o Natal de vcs foi divertido!
Muito obrigada pela força, pelo incetivo que vcs sempre nos deram é muito bom saber que temos amigos sempre ao nosso lado.
Essa semana estaremos comprando nossa passagem, e lhe avisaremos qdo chegaremos!

Um grande beijo,

Valéria

Arroz disse...

Olá amigos, com certeza vocês estavam lá sim, no coração de cada familiar, em cada enfeite da árvore, em cada presente, em cada oração...
E a vida se renova, novos amigos se tornam familiares, nova cidade se torna lar...
Um abraço a vocês e que 2008 seja mais que maravilhoso!!!
F & M

IdeadaDea disse...

Ô Manu... É sempre uma delícia ler seus posts...
Seria legal ter tido vocês aqui em casa para o Natal tb...

Essa parte da família é sempre complicada... Ainda não acredito que chegará uma hora que vamos nos acostumar... Mas tudo bem...

Um ótimo Ano Novo pra vocês!!! E vamos combinar de nos vermos!

Beijos

Déa

Unknown disse...

Bom, Manu, eu passei pela experiencia quando fui pros EUA e nao foi algo totalmente bom. E pra piorar, nao tinha nenhum conhecido (mae, irmao, namorado...) la,e pelo telefone nao eh a mesma coisa...
Doi. Mas ano novo acho que doi mais. Pelo menos pra mim doeu.

Mas a tendencia eh melhorar! =D

Beijos, Manu, eboas festas pra ti e pro Ale!

Flavielle Martins disse...

Oi amigos!

No próximo natal, esperamos vcs em Ville de Québec ou quem sabe, iremos pra Montreal... hehehe... o que importa é que adoraríamos passá-lo com vcs!!!

Feliz Ano novo!!!!

Flavielle e Adolfo

Anônimo disse...

Manu e Xande fiquei mais tranquila com voces terem passado o primeiro natal em compania de amigos.Mais tranquila mas não menos saudosa de voces meus queridos.Desde já vamos as festas de ano novo!Beijos Tia Anna.

Anônimo disse...

Olá amigos...


Queremos tbem desejar um Joyex Noel atrassadissíssimo et aussi souhaiter un merveilleux 2008, repleto de mtas conquistas e muita saúde...

Manu, gostaríamos do seu endereço do skype ou msn, para podermos conversar melhor...

Um abraço grande para o Alexandre
Beijos
à tout l´heure
Luciane e Rogério

Unknown disse...

Amiga um feliz 2008!!!!
Bonne Année!!!!

Eu ando pelo mundo disse...

Oi amiga! Que lindo Natal de vocês! Adorei o presente do Papai Noel! =) Fiquei tão preocupada de vocês ficarem tristes no Natal, mas ainda bem que a noite foi bem feliz, né? Hohohoho! =P Bjo!