terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Seis meses! Já? Ou ainda?


Olha aí, pessoal...
Seis meses se passaram até agora. Dá pra acreditar?? Quanta coisa já aconteceu! E quanta coisa ainda tem pra nos acontecer... Sabe aquele sensação que às vezes a gente tem, que por um lado parece que foi há mais tempo, mas por outro lado, parece que foi ontem? É assim que me sinto em relação à nossa vinda pra Montréal. E nos últimos dias, fiz um balanço geral na minha cabeça, tentei rever todo esse processo e concluí que, graças a Deus, estamos indo muito bem, obrigada! Retrospectiva (relativamente) rápida:

Primeiro mês (junho/julho): Nossa chegada foi ótima. Aquilo parecia um sonho!! Tudo era só festa! Um caloooorrr que parecia até que estávamos em algum lugarzinho escondido do Brasil... Estávamos em lua-de-mel com nossa nova cidade, com as línguas, com essa mistura de rostos e culturas por toda parte, com os lugares novos que conhecíamos, com cada coisinha comprada pra nossa futura casa... Enfim. Só alegria!

Mont-Royal

Segundo mês (julho/agosto): Foi o mês do meu aniversário... Nessa época, fazíamos um curso gratuito de francês num ótimo centro social, chamado La Maisonée com a Mme. Veronique, um amor de pessoa, que nos acrescentou muitas coisas, inclusive pras nossas vidas. Naqueles dias, comecei a descobrir a intensidade da saudade de quando se parte - por tempo indeterminado - do seu país... Foi um mês ainda de muitas outras descobertas, ao mesmo tempo em que começava a me familiarizar com o sistema de transporte, com os nomes das ruas e avenidas (quanto mais eu me perdia entre elas, mais eu as conhecia...). Foi nesse período também que eu trabalhei naquele restaurante e vivi boas experiências por lá.



Alexandre e Mme. Veronique

Terceiro mês (agosto/setembro): comecei a ter a rotina do curso a tempo pleno. De manhã, estudava as matérias, limpava a casa, cuidava da nossa "filhinha", mandava e-mails, etc. Depois ia pro curso, de meio-dia às 20hs (incluindo o tempo do transporte). O engraçado era que, apesar de estar sempre com a cabeça ocupada e com mil coisas pra resolver, a saudade ainda apertava forte. Tinha dias, que não me dava vontade nem de sair da cama... Acho que a situação ficou um pouco mais dificil porque, com Alexandre trabalhando o dia todo e estudando à noite, nossos horários desencontravam e eu me sentia um pouco sozinha em casa. Além das questões quanto ao meu futuro profissional né, que também me abalaram um pouco nessa época (e ainda me abalam... Um pouco menos, mas abalam).

Galerinha do curso


Quarto mês (setembro/outubro): Comecei meu trabalho voluntário na Rádio. Uma nova experiência muito gostosa, onde conheci pessoas muito especiais e hoje, minhas sextas-feiras não são mais as mesmas se eu não participo do programa. Nessa época conhecemos o outono, fizemos passeios por lugares encantadores. Minha rotina era praticamente a mesma, mas acho que foi um mês um pouco mais fácil em relação à saudade. Percebi que neste quarto mês, eu pensei menos no Brasil e vivi mais as coisas daqui... Depois de conversar com uma amiga que mora nos EUA há 3 anos, eu realizei que o tempo que eu "perdia" chorando de saudade, eu deixava de viver as coisas que aconteciam por aqui... É engraçado pensar que, antes de vir pra cá, a gente fica com a cabeça na nova vida que está pra começar. Mas depois que a gente chega, parece que o coração ficou lá. rs... Não rola de viver nessa contradição o tempo todo, né?


Equipe da Rádio Centre-Ville, com a convidada do dia.


Parc St. Jean-de-Matha



Quinto mês (outubro/novembro): Curso de francês escrito pela manhã e novas possibilidades surgindo para o restante do dia... Junto a essas novas possiblidades, o frio chegou também, e a cada grau a menos, a gente aumenta nosso récorde pessoal! Pô gente, dá um desconto aí, porque acho que o maior frio que já peguei em Brasília foi uns 12 graus (posivitos, claro) e de madrugada... Foi neste quinto mês também que nós dois vimos a neve pela primeira vez e, "roceirisses" à parte, foi emocionante!! Por falar nisso, agora em Montréal está fazendo -6 graus! =)

Esperando o ônibus, na frente de casa.


Sexto mês (novembro/dezembro): A melhor surpresa, desde que chegamos: recebemos nossa primeira visita do Brasil! E foi assim, eles decidiram de repente! Uma "amiga-irmã-madrinha" veio com o maridão de férias pra cá! Estão passando 15 dias aqui e está sendo simplesmente maravilhoso. Eles estão só um pouquinho assustados com o frio! hehehe Mas tá sendo muito legal poder mostrar pra eles como é a nossa "nova cidade", nossos novos costumes, novos lugares que freqüentamos, etc. Sem falar das horas e horas de muito papo pra colocar em dia. Quanto à saudade, posso dizer que de vez em quando ela volta de mansinho, às vezes em forma de sonho e às vezes por meio de algum pensamento/lembrança que chega fora de hora. Mas acho que tenho controlado bem, não me entrego mais tão facilmente. Vamos ver como vai ser no Natal, né? Fora isso, além da rádio, peguei um outro bico, que aliás, merece um novo post só sobre essa situação de "empregos fora da nossa área". Quanto ao Alexandre, ele está encaminhadíssimo, bem contente no trabalho e nas horas de folga também.

Chez nous!


Colocando em prática os ensinamentos do prof. Antoine! E não é que funciona mesmo?? rsrsrs...


Patinando ao ar livre, na velha Montréal. Bom demais!!


É, acho que o saldo está sendo bem positivo, viu... Tenho estado com os dias super corridos, estudando de manhã e trabalhando à tarde e à noite. Alguns projetos novos em vista pro ano que vem. Mais visitas previstas pro ano que vem também! =D Ebaaaa!!!


E assim vamos nós, rumo a 2008. Eu ainda vou fazer um post de retrospectivas desse ano, porque meu Deus, viu... Quanta coisa aconteceu em um único aninho!!

9 comentários:

Rogerio e Luciane disse...

Olá meus amigos Manú e Alexandre,

Adorei este post. Estamos torcendo muito por vocês e ficamos muito felizes que as coisas estão dando tudo certo.
É, parece que a questão SAUDADE é algo inevitável, né? Mas, pelo visto nada que com o tempo não melhore.
Acredito que daqui a pouco outros amigos estarão chegando (inclusive nós, rsrsrs) e a vida ficará cada vez mais ajustada.
Pra dizer a verdade, acho que o exemplo de vocês (nesta fase de construção de uma nova vida) tem sido mais interessante do que o do Patrick e da Valéria. Vcs estão construindo do nada... quase sem ajuda... e isto é que faz a solidez da obra.
Continuem assim... não deixem de mandar notícias. Brevemente estaremos juntos para rir muito de tudo isto.
Agora um pedido: Pede pro Alexandre postar alguma coisa sobre trabalho...como arrumar? como está o mercado? como está sendo a adaptação? etc....
Grande abraço

Rogério

pati disse...

Manu! Juste hier je pensais a l'entrée que tu avais promis pour vos premier six mois et voilà! C'est aujourd'hui n'es ce pas? Félicitations!

Je comprends, même si nous avons un mois moins que vous, je sens le même chose: il me semble que nous sommes ici depuis une éternité et à la fois il parait que c'était hier que nous sommes arrivés.

J'espère que chaque nouveau jour est beaucoup mieux pour vous deux et je vous souhaite une belle ville na terra Tout de Bien!

Bisous :-*

Anônimo disse...

É, Preta!
A vida deu umas voltas loucas no último ano, hein?
Acho que tá mais para montanha-russa! hehehe
Por aqui, além da saudade, só saudades de vocês!
Beijos procê e pro Cunhadinho!!!
Bi.

Fabio disse...

Olá Alexandre e Manu,

Já se foram 6 meses, como você disse fica a sensação de ontem e de muito tempo passado, mas é isso fico muito feliz que as coisas estão encaminhando e só o tempo mesmo pra resolver tudo, quanto a saudade, realmente as vezes ela vem e é dificil controlar, mas temos que controla-la e só o tempo nos ensina a dominar esse sentimento.
Ah e tem outra coisa também, nós aprendemos a valorizar cada momento que passamos com pessoas que estão longe.
Bom terminos lhes desejando muita sorte, força para vencer os momentos dificies e sabedoria para aproveitarem as conquistas e os momentos de felicidade em sua plenitude.

Abraços e estou torcendo por vocês.

Fábio

Unknown disse...

Salut!!!
Amiga parabéns por sei meses de conquistas, a cada dia uma nova vitória. Estamos com saudades de vocês lembrei daquele dia que fomos a pizzaria e nos divertimos muito. Ah! estou tomoando o affinato espero que dê certo...rsrsrs. Bjus.

Claudia e João disse...

Olá!!

Vim parar aqui e adoro o jeito como vc conta as curiosidades! Muito legal ficar imaginando tudo!

Ainda estamos no processo mas já estou antecipando os sentimentos através do q vc conta: saudade, emoção, etc.

Continuarei passando por aqui ;)

Beijos,

Claudia

http://brincandonogelo.blogspot.com

Flavielle Martins disse...

ai, amiga!
Que saudade, viu?

Pra mim, parece que já faz mais tempo! Mas, lembro como se fosse ontem aquele almoço com o pessoal, lembra?
No próximo ano é a nossa vez de encontrá-los. Você nem vai acreditar o quanto as meninas cresceram...ai,ai...
Estamos muito felizes por vcs e vcs sabem o quanto queremos que tudo continue dando certo!
Nós amamos vcs!
Beijocas

Gadi, Suzi e Ana Luísa disse...

Pessoal, fazia um bom tempo que não entrava no blog de vcs - mais especificamente quando ainda estava no Brasil! Agora no Canadá, resolvi dar uma espiadinha e saber as novidades. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, sempre gostei muito do blog. Se quiserem se enterar do que acontece por aqui, acessem nosso blog tb! Abs

Anônimo disse...

Amigaaaaa, acabo de atualizar minhas leituras de seu blog... rsrs Imagino qual a sua sensação do “já ou ainda” seis meses... Acho que tudo acontece tão rápido, e rola tudo ao mesmo tempo, que não dá tempo de parar e pensar, né? Daí a impressão de que já se passaram anos, e a sensação de que seis meses é muito pouco diante de tudo que rolou... Mas o importante mesmo, amiga, é ver que você e Xanditz tão felizes, vivendo cada minuto intensamente, com essa empolgação de marinheiros de primeira viagem, que é o máximo, né? Tudo é novo. Tudo é, no mínimo, diferente. E com certeza, a cada dia, esse lugar é mais de vocês... :)
Bjão amiga!! Muitas saudades! Payts.