segunda-feira, 12 de novembro de 2007

5 meses e mais curiosidades!

Oi, gente!

Estamos completando 5 meses de Montréal!! Mas estou preparando um post especial pro sexto mês, então aqui hoje vão só algumas curiosidades-inúteis que continuamos descobrimos nesta cidade! =)

- O frio chegou e com ele, a descoberta do frio-calor-frio-calor que a gente passa, indo pro trabalho, pro curso, etc.
Imagine a situação: você se prepara pra sair de casa e olha no termômetro a temperatura externa: 1 grau. Então você se prepara toda com o casacão, cachecol, luvas e gorro. Sai de casa e enquanto espera o ônibus, você se sente tão quentinha que fica orgulhosa de si mesma! Daí, você entra no ônibus. Foi só colocar o pé lá dentro e você sente um "bafo" do aquecedor se aproximando de você. Pronto. Bastam 5 minutos pra você começar a suar... Daí você tira pelo menos as luvas, a touquinha e abre o casaco... Quando você sai do ônibus e vai em direção ao metrô, você fecha o casaco e, pra não precisar vestir tudo de novo, guarda as mãos dentro dos bolsos e anda depressa até a estação. No trajeto dentro do vagão, você abre novamente o casaco e continua a suar mais um pouquinho... Após sair do metrô, vai subindo as escadarias com pressa e quando chega à rua, se empacota toda de novo (fecha mais uma vez o casaco, e agora sim, coloca as luvas e o gorro). Então você caminha por 10 a 15 minutos rumo ao seu destino e quando chega lá, tira tudo e fica só de camisa normal. Na hora de ir embora, prepare-se, porque vai começar toda a trabalheira de novo...

- O lado bom disso tudo é que as famosas calças térmicas funcionam mesmo! Eu sei que a maioria das pessoas só as usam durante o invernão forte. Mas eu, friorenta do jeito que sou, já inaugurei e tô adorando!! Comprei uma que é de 100% polyester. Não sei se vai ser suficiente pros -15 C que vão chegar em breve, mas até agora, estão sendo muito úteis e o melhor: tirando a parte do "frio-calor-frio", quando estou na aula ou no trabalho, ela nem esquenta tanto e eu até esqueço que estou vestindo duas calças. =)

- Outra novidade que descobri! Aqui é muito comum usar uma luva que abre como se fosse uma tampinha na parte dos dedos pra deixá-los do lado de fora, e depois você fecha de novo. Menino, que belezura é isso, viu. Porque as luvas são muito grossas e na hora de pegar o passe do metrô ou dinheiro, você precisa tirá-las, senão, não consegue colocar o dedo no bolso (até consegue, mas não consegue puxar o passe)... O fato é: adorei o modelito. hehehe

- Mudando completamente de assunto, pra variar: alguns apartamentos (como o nosso) não têm lâmpada no quarto, nem na sala... Então, como fazer pra iluminar a casa à noite? A gente espalha aqueles "wall lamps" por todos os cômodos.

- A maioria dos apartamentos que conheço, se foram alugados semi-mobiliados (com geladeira e fogão), eles normalmente tambem vêm também com um "sugar" acima do fogão.

- Ainda falando sobre a moradia, vocês não podem imaginar o barulho estridente que o piso deste apartamento faz, quando a gente anda. Meu Deus do céu!! Estamos no Canadá, um dos países com maior índice de incêndio do mundo, e eles insistem em fazer os prédios com uma mistureba de gesso, madeira e um isolante sonoro que não presta. A gente anda pela sala e quem está no quarto, pode ouvir claramente o nhec-nhec do chão. Tudo bem que nosso apartamento é um 3 1/2 cubículozinho, mas mesmo numa quitinete, isso não acontece no Brasil... E por exemplo, agora estou na sala, com o computador bem perto da parede e eu posso escutar os meus vizinhos conversando no apartamento deles... Na verdade, escuto a criança chorando e a mãe falando em "gutiguti" com ela.

- Agora, pior do que você se incomodar com o barulho que você mesma faz, é saber que está incomodando os vizinhos de baixo. Eu realmente imagino o incômodo que deve ser pra eles, mas muitas vezes, é uma situação incontrolável... Coisas caem no chão, nossa pisada às vezes sai um pouco mais forte, a gata pula de um lado pro outro... E quando você menos espera, escuta uma cutucada vindo de baixo de você. É a vizinha do andar de baixo, que deve ter um cabo de vassoura ao lado da cama dela, porque às vezes a Xandelle deixa cair alguma coisa no chão e na mesma hora, lá vem a cutucada. Muito ruim isso, porque eu e Alexandre ficamos incomodados por saber que estamos incomodando, sabe como? Mas por outro lado, como controlar isso? De vez em quando, já me pego andando só com a pontinha do pé e sem sapato. Só na "meia-ponta", como eu diria nos meus tempos de bailarina...

5 comentários:

ju k disse...

parabéns pelo blog, tem umas curiosidades muito legais. eu amo gatos, que tal postar mais umas fotos da Xandelle?...ela é tão linda e fofa! abçs

Dan disse...

Oi, Manu!
Nossa, li o seu post e fiquei imaginando a situação... Eu sei bem como é o barulho, porque na casa da minha hostmother em Toronto eu sofria também. Às vezes chegava um pouquinho mais tarde e ela já estava dormindo e só o fato de subir as escadas (carpetada e eu de pantufa!) já era o suficiente para acordar todo o quarteirão. E olha que ela mora em casa, não é apartamento não. Mas as casa aí são quase todas em madeira, então já viu...

Mas quanto às havaianas e camisa e o quê mais você quiser, claro que dá para levar! Pode dar o meu telefone para a sua mãe: 8431-4858. Daí combino com ela como fazer para pegar as coisas.
Pois é, o coração está a mil! São muitos detalhezinhos para acertar ainda!
Como eu havia dito, vou para Toronto primeiro. Passo um final de semana lá e depois sigo para Montréal. Reservei o Hôtel du Manoir St-Dennis. É bem barato e parece ser bem localizado (mais ou menos a 1Km do bureau de imigração, o googlemaps diz). Gostei da aparência dele também (pelo menos pela Internet). Espero que não seja uma espelunca! hahaha
Obrigada, Manu, por enquanto não preciso de mais nada. Vou precisar sim da sua ajuda quando estiver aí. Vou precisar de dicas, de conselhos e, se você realmente puder ir comigo dar entrada no assurance maladie, ajudará muito!
Beijokas!
Dan

pati disse...

Hehehe... c'est chouette comme tout de lire ton blog et de comprendre quelque chose, Manu. J'ai rigolé beaucoup parce que, c'est vrai quoi à la fin, il y a des choses très bizarres qui se passent dans cette ville.

Je suis très contente car il me semble que tu es plus habituée maintenant à ta nouvelle vie. Moi aussi :)

Je t'embrasse mon amie. À très bientôt!

* Serena * disse...

Manu, ça va bien?
Cara, pra nós paulistas, essa história de "frio-calor-frio" é beeeeem comum!! Ahahaha a gente vive isso todos os dias (como hj, por exemplo, que sai de casa com 15 graus e voltei com 30).

Poxa, legal saber essas curiosidades! Continua postando!]

Bjus

Eu ando pelo mundo disse...

Amiga, sua casa tem carpete? Normalmente la nos EUA a gente andava sem sapato mesmo em casa ate pra nao acumular a sujeira que vinha das ruas. Hehehehe! Bjo!