segunda-feira, 6 de agosto de 2007

2 meses! E a saudade apertando...

Oi, gente!

Desculpem o sumiço, mas a correria tá grande por aqui. Tão grande que às vezes me assusto quando penso que já vamos completar dois meses de Montréal. Pra alguns pode até parecer pouco, mas pra nós, que aguardamos com tanta ansiedade a nossa vinda durante mais de um ano, quando olhamos pra trás e nos vemos aqui hoje, dá quase um nó na cabeça! rs...

Ainda é cedo pra tirar conclusões exatas e concretas sobre esse assunto mais-que-complexo que eh a imigraçao, mas posso dizer que estamos indo muito bem, obrigada! Após dois meses, já me sinto um pouco mais à vontade com a cidade, com o transporte que é muito bom, a localização das ruas (peguem o mapa de graça no metrô!!), e até com o sotaque quebecois: um dia após o outro, galera! A questao da língua, nao tem jeito: é estudar mesmo, e evoluir dia após dia, com cada palavrinha, cada expressão nova que aprendemos e que vamos guardando na caixola.

Já conheço alguns bons supermercados, outros mais carinhos, e já faço bastante uso dos "publi sacs" (o Alexandre adora!), com as promoções da semana. Já aprendi que podemos colocar cartas no posto do correio que existe dentro da Pharmaprix, bem como comprar o ticket do metrô lá também! Aliás, já aprendi que existe o Metro supermercado, o jornal Metro e o Metro metrô mesmo... rs...

Já aprendi tb que a cidade subterrânea não se resume ao Centre Eaton ou ao Les Ailes (Marcelo de Brasilia, tenho que voltar atrás e você vai me odiar por isso, mas a cidade subterranea não eh uma fraude não!! rs... Mas defitinivamente estamos deixando pra explorá-la melhor no inverno, com esse solzão que está fazendo todo dia, nao rola de ficar debaixo da terra, né!).

E definitivamente, hoje eu entendo o que todo mundo me dizia, mas eu achava que era um pouco de exagero: o que é a saudade, quando se viaja emigrando. É uma saudade completamente diferente daquela que você sente, quando vai fazer um intercâmbio ou sai de férias por um mês... E olha que eu sofri quando fiz intercâmbio, viu! rs... Mas o negócio aqui dói porque você vai, sem ter data pra voltar, sem saber quando vai rever a família e os amigos da sua terra-natal. Então parece que fica um vazio, sabe? É como se lááá no fundinho, eu ficasse pensando "tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas... Quê que tá faltando mesmo? Aaah, a família e os amigos!"

Outro dia aconteceu uma coisa engraçada, foi no dia do meu aniversário, e eu saí da sala do curso de francês, pra atender ao telefonema da minha mãe e da minha irmã. Depois de chorar com elas, voltei pra sala com a cara inchada, todo mundo ficou me olhando e comecei a chorar de novo. rs... Fiquei sem graça e saí pra lavar o rosto. Ao final da aula, Alexandre veio me contar que quando eu saí, ele explicou que eu estava saudosa por ser meu aniversário e a mulherada toda da sala começou a chorar também, inclusive a professora. rs... Agora, imaginem comigo a cena: um monte de mulheres, de vários lugares do mundo (venezuelana, ucraniana, romena, koreana, e por aí vai), todas chorando, pq sabiam exatamente do que eu estava falando! A saudade é universal, galera! rs... Essa palavrinha pode até não existir em nenhuma outra língua, mas o sentimento tá ali.

Foi engraçado, mas foi bom isso ter acontecido, porque eu pude ver que nao sou a única! Que a saudade aperta muito neste começo mesmo, e vai continuar apertando por um bom tempo, até eu ter de fato uma rotina, um trabalho fixo (estou trabalhando neste restaurante, mas não sei se será por muito tempo), e principalmente: uma profissão fixa! hehehe. Mas isso é oooutro assunto, pra oooutro post.

Pra acabar, como eu disse à Carol: não quero assustar ninguém, muito pelo contrário, não me arrependo em nenhum momento de ter vindo, porque isso aqui é bom demais e ainda vai ficar muito melhor!! Mas quem for apegado à família como eu, prepare-se, porque no começo não é fácil não!!

O negócio é pensar a longo prazo, e daqui um ano ou dois, vai ser legal rever este post e sentir que estou mais forte neste quesito e em todos os outros também. J'espère!! =D

8 comentários:

Gleice Kelly disse...

Eeeeeeeeeeeeh Manu e Alexandre, que saudade de vcs.
Manu eu te juro que lendo seu relato fiquei emocionado por vc, me senti na sua pele. Bom seria se todos próximos a nós pudessem ir para o Canada, todos ficariam juntos e no tão sonhado pais. Mas pena que não pode ser assim né.
Mas tenha força ai que tudo vai se ajeitar por ai, já já vcs estarão de férias aqui no Brasil pra matar a saudades das pessoas queridas.
Estou aqui torcendo muito por vcs, pois se tem gente nesse mundo que merecem ser felizes e prósperos essas pessoas são vcs. Adoramos vcs, parece até que já nos conhecemos a muito e muito tempo.
Felicidades pra vcs e um forte abraço.

Luciana disse...

Manuuuuuu,
É totalmente foda! Eu sei... essa saudade vem em ondas. Se vc for forte pra segurar a barra, supera!
Eu acho q o pior é pensarmos q é para sempre. Isso faz a saudade bater mas forte e rápido. Pense q é por um tempo. Pense q está vivenciando uma nova experiência e q tudo no Brasil continua igual... do mesmo jeito e foi por isso q vc saiu de lá.
Um super beijo
dasua amiga mesmo q virtual e mesmo q nao comenta sempre, mas q lê seu blog seeeeempre!
Te adoruuuuuuuuu
Luciana exquebecoise rsrsrsr

Goldman disse...

Oi Manu, Eu sei como vc se sente... acredite e olha pelo lado bom: vc e o Alenxandre tem um ao outro, imagina como foi pra mim que vim sozinho??? Os primeiros meses são os mais difíceis, mas aos poucos a saudade vai encontrando seu lugar no turbilhão de emoções que estão se misturando dentro da gente, e vc vai ver que doi menos... Qualquer coisa me liga, estou pertinho e espero poder ir a Montreal logo visitar vocês. Abração, Goldman.

PS - Aposto que vc não tinha entendido porque eu tinha voltado ao Brasil depois de estar aqui há apenas 3 meses, né? Agora sei que vc entende...

pati disse...

Salut Manu et Alex!

Merci de nous avoir invité a visiter votre blog. On peut comprendre beaucoup des choses car l'Espagnol est très proche du Portuguese... aussi, on trouve très sympa ces choses que on partage de cette experience.

J'ai ajouté Tout de Bien a Machicha's. C'est mon blog familiar, dont mes soeurs, mes nièces et quelques amies très proches racontent ses experiences.

En plus, José et moi, nous avons un autre blog dans notre site web, mais c'est pour parler de graphisme et illustration.

Merci aussi pour les photos! Elles sont très jolies... on va les imprimer pour les envoyer à nos parents ;)

Besos :-*

Pati (et José)

Dan disse...

Manu et Alexandre

Ça va ?

J'ai lu votre blog et j'ai senti comme si j'étais déjà arrivée au Canada...
Je sais qu'il y a beaucoup des choses d'ici du Brésil qui vous manquent mais je sais aussi qu'il y a plein de choses très differentes et vraiment interessantes pour connaître lá-bas au Québec.
Je vous souhaite que "tout de bien" vous arrive.
Ben bon, Le consulat doit m'envoyer mon visa dans quelques jours.
Je vais partir au Canada le 30 novembre.
J'ai besoin de votre aide, s'il vous plaît... Je voudrais savoir si je peux utiliser votre adresse dans le bureau d'immigration. Je ne vais pas rester au Canada de cette fois. Je vais revenir au Brésil aprés un mois. Question personnel et aussi sentimentel... Chose difficile d'expliquer en français.. rire
Alors, je voudrais savoir aussi si vous pouvez m'envoyer mes papiers quand-ils arriver.
Est-ce qu'il y a quelque probléme ?
Ne exitez pas de me dire.
Mon mél est: danuzia@gmail.com
J'attends une réponse et je vous remercie d'avance pour votre attention.
Je vous embrasse fortement.

À bientôt
Danuzia

Sandra Vicente disse...

Manu,
Tudo bem? Nao sabia desse blog. Sabe o que faz a saudade ficar um pouco mais facil de suportar? Duas criancinhas e, por isso, muita coisa a fazer e lutar por eles. A gente ja forma um nucleo de 4 pessoas e acabamos nos divertindo muito e o tempo passa que a gente nem sente.

Gleice Kelly disse...

Oieee amigaaaa!!!!
Sonhei com vc hoje, vc tinha vindo a Brasília e voltava com outros amigoa pra Montréal...rsrsrs. E como estão as coisas? não deixe de postar viu!. Bjos.
Gleice Kelly

Anônimo disse...

nossa, parece que lendo seu post revivi muita coisa, amiga... ri muito da sua história das micro-saias, os bonés, as fechaduras, os incêndios... não muda nada!!! Pode até ser French Canada, mas as histórias são iguaizinhas às de Van-Van e Toronto...rsrs
Saudades, bicha!
Apareça...
Bjoss