terça-feira, 26 de junho de 2007

Algumas impressões sobre a cidade e depois... Festas, festas e mais festas!

Hoje completamos duas semanas de Canada e acho que estamos mesmo em `lua-de-mel` com essa cidade. Achamos tudo bom demais, perfeito demais, ate a `sujeirinha`da cidade eh linda! rs...


Devo concordar que Montreal não eh a cidade mais limpa do mundo não... Claro que não eh nada terrível, mas percebi que essa sujeira existe, quando saih de casa usando havaianas e voltei com o pe MUITO sujo. Mas muito mesmo... E comecei a perceber que não soh meu pe, mas a roupa, a bolsa, as unhas, tudo aqui suja muito rápido.

Mesmo assim, estamos curtindo cada canto novo que conhecemos aqui. Com essa coisa de bater perna atrás de apartamento, pudemos ter uma noção do que eh longe, o que eh perto, onde eh seguro, onde eh `perigoso` (se eh que existe algum perigo real).

Uma curiosidade boba, mas que preciso contar aqui: tem tanto esquilinho morto nas ruas! =( No Brasil, são gatos e cachorros que morrem atropelados, ne? Aqui não. São os esquilos, coitados. Já vimos ate um esquilinho morto eletrocutado... O bichinho estava no chão, todo durinho, de olhos abertos com os bracinhos pra cima, como se tivesse caído de costas do poste, após levar um choque...

Sobre as pessoas daqui, não sei se estou sendo muito precipitada, mas nossa impressão com relação aos quebecoises não podia ser melhor. A cada dia que passa, me surpreendo com uma situação de gentileza deles.

Exemplo? Tenho vários: volta e meia paramos pra procurar alguma rua no mapa e alguém chega pra oferecer ajuda. A gente não precisa pedir não! Eles param mesmo, pra perguntar se podem nos ajudar. Conosco, o auge de toda essa gentileza toda foi quando o Alexandre estava carregando uma poltrona de couro que achamos na rua (vide foto abaixo, soh nao vale rir! rs...), e um cara com um carro estilo caminhonete PAROU pra nos oferecer carona. Aquilo foi tão surpreendente que na hora agradecemos, mas negamos! rs.. Depois nos arrependemos de termos negado.
Outra: um rapaz que estava fazendo sua mudança, viu que estávamos `futucando` as coisas dele na rua e me chamou. Quando fui falar com ele (morrendo de medo dele me xingar por aquilo!), ele veio oferecer uma mesinha pra TV que ele ainda não tinha levado pra rua!!

Mais uma: outro dia os meninos voltaram pra casa com uma caixa cheia de jogos de xicara, praticamente intactos, e pasmem, a pessoa que deixou a caixa da rua se deu ao trabalho de embalar xicara por xicara, prato por prato, pra nao correr o risco de estragar o conteudo.
Pra mim fica muito claro aqui que as pessoas se preocupam com o proximo, com o cidadao ao seu lado. Eh claro que excecoes existem, mas essa solidariedade eh tao constante pra gente, que eh algo lindo de se ver. (A frase foi brega, mas foi sincera. rs...)

Depois desses 4 exemplos que dei, se eu dissesse que os quebecoises não são gentis, eu estaria mentindo e sendo extremamente injusta. Pelo menos ate agora...


Sobre o fim de semana!
Tivemos uma programação intensa, devido a Fete de St-Jean. (desculpem a falta de alguns acentos, mas esse teclado ta meio doido).
No sábado, fomos a Festa Junina de brasileiros, onde finalmente pudemos conhecer pessoalmente os casais Erasmo e Elaine, e Fabricia e Mohamed (que alias, devo ressaltar: os quebecoises são solícitos, mas esses casais, incluindo tambem o Anderson e Keli, não ficam atrás em nada!!! Valeu por tudo ai, gente! Voces todos são 1000!!). A festa foi show de bola, com direito a um guaraná chamado “Brazilia”, canjica, uma quadrilha improvisada e rolou ate um sambinha:
Domingo, fomos ao Parc Maisonneuve para assistir a um trecho do desfile e ao show da festa de St-Jean ou Fete Nationale du Quebec. Muito muito muito legal aquilo ali! Acho que foi o dia que vimos mais quebecoises por metro-quadrado, foi interessante ver e viver aquilo tudo. Sabe aqueles shows de rock de bandas estrangeiras que a gente assiste em DVD, e o show acontece de dia? Me senti num show como esse ontem: a luz do sol ali, ate mais de 9 horas da noite...

Nessa foto, eu e Alexandre aguardando o metro, empolgadíssimos com nosso figurino quebecois. hehehe Nos dois, já no parque.


A brasileirada junta de novo! Dificil dizer quem aqui eh mais empolgado! rs...

De la, Alexandre e eu fomos a uma festa de aniversario de um amigo da Genevieve, amiga nossa quebecois que também nos recebeu aqui de braços abertos (mais um exemplo de extrema gentileza dos quebecoises. Ate pra morarmos na casa dela, ela nos ofereceu, antes mesmo de nos conhecer pessoalmente). Adoramos a festa e soltamos a língua com nosso frances: aqui não tinha jeito, ou perdia a vergonha, ou ficava excluída da conversa!

Aqui, o aniversariante que sumiu atras dos outros dois. rs..


Alexandre, Olivier e o outro amigo que esqueci o nome... O pessoal que estava nessa festa foi de uma simpatia tao grande com a gente, que nos sentimos quaaaaase como se estivessemos no Brasil. rs... Brincadeiras a parte, adorei ver a espontaneidade deles.


Eu e Genevieve. Pra galera do frances em Brasilia: já conhecemos o filhinho do Antoine e agora vamos conhecer o filhinho da Genevieve!! =D

Aqui, um videozinho que fizemos do show: http://www.youtube.com/watch?v=svl9yprmXjo

Videozinho da Place des Arts, aonde fomos na sexta a noite, com os amigos: Leo, Aline, Keli, Anderson e Barbara. http://www.youtube.com/watch?v=ASKY3313xcY Esse dia foi show de bola também!!

E na segunda-feira, como era feriado prolongado (nao sei se eh sempre, mas alguns feriados aqui, quando caem no domingo são prolongados pra segunda!), o Mohamed e Fabricia receberam toda essa galera na casa deles pra um churrasco deliciooooso!!



Tava bom demais aquilo ali!! Agradecimentos especiais pro Anderson que temperou a carninha e pra Fabricia e Mohamed por toda aquela comilança com temperos tunisianos deliciosissimos!




Artes de Monsieur Erasmo! (Mamoru, lembrei de vc nessa hora! rsrsrs)


O anfitrião e os aprendizes, tentando fumar o narguilé.

Gente, adorei todos esses dias! Brigadao a todos pela companhia super agradável e por aquela comilança toda, mais agradável ainda! =D
A todos que deixaram comentario: brigadao por todas as palavras!! Desculpem nossa ausencia nos blogs de voces, nao vejo a hora de poder "morgar" na frente do computador por um dia inteirinho e ai sim, ver blog por blog pra me atualizar quanto aos processos de voces.
Amigos e familia de Brasilia e do Rio: vamos respondendo aos emails, um por um, aos pouquinhos. Por isso, se demorar pra chegar alguma resposta, nao reparem, mas preferimos responder a cada um, do que ficar mandando emails tipo "Ctrl C, Ctrl V" pra todo mundo. rs...

Ufa, esse post ficou enorme.

Semana que vem: dia da mudancaaaa!!! Proximo post, se Deus quiser, ja com internet em casa pra postar fotinhos do nosso ape!!!

Beijao a todos!!! Muito obrigada pelo carinho!!

16 comentários:

Anônimo disse...

E depois falam que a brasileirada não se reune em bando...
que beleza ver tanta animação e satisfação.
Que seus passos sejam sempre abençoados.
seu blog é uma delícia de ler!
Parabéns e sucesso na mudança.
Camila e JR

Franklin e Amanda disse...

Olá amigos...

Que legal!! Adorei o post e as fotos ficaram ótimas..
Parabéns e continuem nos postando informações...

bjinhosss

Gleice Kelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gleice Kelly disse...

Amiga tudo de bom hein! a foto da poltrona muito engraçada...rsrsrsrs...
Estou amando cada post, tô muito feliz por vocês.
Eu queria fazer um pedido, posso???...lá vai: Tira as fotos de onde vc encontra os móveis, acho que seria legal pra acabar com minha curiosidade...rsrsrs...vc entende neh!. Bjos.
Gleice Kelly

Anônimo disse...

Parabéns Manu! Legal encontrar pessoas que antes só conhecíamos pela internet, não é mesmo? Que vocês sejam muito felizes a cada dia! Beijo grande e esperamos encontrar você e o Alexandre em breve, pessoalmente também! hahaha

Dani e Rafa disse...

Oi Manu,
E quando vc vem visitar os vizinhos aqui em Toronto???
Que bom que vcs estão aproveitando bastante a cidade. Montreal é lindaaaa. Bem vinda ao Canadá.

Beijos

ANDERSON&IRENE disse...

Poxa muito legal seu blog. Chegamos em Montréal junto com Erasmo mas perdemos o contato com ele. Vammos marcar de nos conhecer...eu estou com minha esposa aqui e vi que voces sao gente de bem.
Meu e-mail e andersonhavro@hotmail.com
e o da minha esposa e
irenerbarros@hotmail.com
abraco

Fabio disse...

Olá Alexandre e Manu,


Poxa que legal, ri pra caramba com as "peripecias" de vocês, rs rs rs, e que bom saber que os Québecois estão sendo receptivos com vocês, que tudo corra bem na mudança de vocês.

Abraços

Fábio

Highfliers disse...

Legal seu blog. Adicionei um link pra ele no meu, ok? ate chupei umas fotinhas do churrasco, espero que nao se importem!

abs

Evandro

Anônimo disse...

"São os esquilos, coitados" Até o dia que os safados vem cavocar os seus vaso de flores ou outra coisa, esparamar terra pela calçada, Essa é igual a do cara da Pensilvania, "como alguem tem coragem de mater um cervo, tão lindo"até o dia que ele atropela um que entra na frente do seu veiculo e o concerto custa 3 mil dolares. Tudo são filtros que colocamos nos olhos vemos da cor que queremos ver.
Boa sorte

Unknown disse...

Nossa, os esquilos foram meus vizinhos nos EUA, e me davam cada susto! ahahah

Manuuuuuu
Vendo o blog de voces, cada dia da mais vontade de ir!!!
Continuem mandando noticias, e daqui a poco voces mobiliam a casa so com achados e perdidos... Ahahaha

Bjuuus e tudo de bom!

Anônimo disse...

FILHOS,adoro ler este blog ,ver as fotos ,os filminhos,me distraio e mato um pouco a saudade de vcs e de suas vozes e risadas.Xande da uma lida no seu email,tem uma resposta da Globo.com,que eumandei.Bjs.ANNA

Catarina disse...

Oi Manu e Alexandreeeeeeee! Cara que vontade de estar do lado de voces passando por tudo isso ai tb! O Antoine comentou q vcs iriam la na festinha...Q bom q vcs gostaram! O Eduardo entra td dia no blog de vcs aguardando novidades..hehehe Ai ele me liga de madrugada pra falar q tem coisa nova...Mto engraçada a empolgacao dele! Oh, vale lembrar q qdo chegarmos vcs terao q vivenciar tudo isso de novo...So que agora do nosso lado pra ficarmos pentelhando vcs! Hehehehe
Mandei meus documentos, eles ja receberam..so falta marcarem a entrevista. Q Deus permita q seja RAPIDOOOOOOOO!!!! Nao aguento mais esperar! kkkkkk

Beijao e saudades!
Catarina!

Eu ando pelo mundo disse...

Amigosss!!! Cada vez que entro aqui a saudade aumenta! Que vontade de tá aí com vocês curtindo todas essas novidades!
Agora vou dizer uma coisa: O MUNDO É PEQUENO DEMAIS! O Mohamed foi meu professor de francês e da minha mãe também! Se vocês falarem que são amigos da Marina, filha da Dyacy, acho que ele vai lembrar de mim e da minha mãe. Carambaaaa!!! Impressionada com o tamanho desse mundo! Hahahaha!
Bjo bjo bjo!

Anônimo disse...

Alô, vocês!!!

Realmente é muito gostoso ler o blog de vocês.
Ainda não consegui ver os videozinhos, mas depois vou tentar de novo, OK?
Estou louca pra ver o post da mudança!
Beijos grandes pra vocês, e SORTE, SORTE, SORTE!!!!
Daqui, ficamos sempre torcendo!
Bi.

Anônimo disse...

Olá Manu e Alexandre,
Que fotos lindas e turma animada!muito legal ver que os brasileiros estão unidos.Estas fotos estao me animando pra ir a cada dia que passa.
bjs
Andrea