sábado, 14 de junho de 2008

E assim passou nosso primeiro ano em Québec...

Mas sabe quando parece mentira?

Antes de vir, foram tantas pesquisas, procuras sobre as cidades do Québec, demanda de livretos via internet, intermináveis leituras de blogs, o loooooongo processo do visto... E eu juro pra vocês que mesmo depois de um ano, tem horas que ainda bate uma coisa, tipo "e não é que eu tô aqui mesmo??". O dia da nossa chegada então... Vai ficar marcado pra sempre na nossa memória.

Apesar de eu não ser a pessoa mais religiosa do mundo, sempre páro para agradecer a Deus por tudo que Ele nos tem proporcionado. Tanta coisa boa que nos faz mais felizes a cada dia aqui, e mesmos as dificuldades, é certo que nos levam ao crescimento.


Após um ano morando em Montréal, digo que estou feliz sim, bem mais adaptada do que no início, mas ainda não posso dizer por quanto tempo ficarei aqui. Se penso no mercado de trabalho, na qualidade de vida, eu digo que não volto nunca mais pro Brasil... Mas quando penso num futuro sem minha família aqui por perto, meu coração aperta e fico sem resposta. Quanto ao Alexandre, ele agora fica dizendo que só volta pro Brasil de férias. rs...
Acho que em um ano, eu mudei muito em alguns aspectos. Não sei se isso é bom ou é ruim, mas vejo que a mudança interior também faz parte desse processo de mudança de país. A gente conhece tanta coisa nova, novos comportamentos e formas de pensar, agrega novos valores, valoriza ainda mais alguns de nossos valores brasileiros, se delicia com novos sabores (às vezes nem tanto...), e o melhor disso tudo: conhece gente do mundo inteiro.
Não sei quanto aos outros amigos que moram aqui, mas pra mim, de toda essa experiência morando fora, o mais enriquecedor é mesmo o fato de conhecer mais de perto a cultura de vários outros países. E mesmo com os brasileiros, nós temos amigos de toda parte do Brasil e até com eles nós aprendemos coisas novas, costumes novos, gírias novas, enfim... Isso tudo, pra mim não tem preço que pague. Exeperiêncis únicas, com pessoas mais que especiais.

Família da Geneviève

Ásia, Europa, Américas do Sul e Norte, em um 3 1/2 que é como coração de mãe...


Amizades de trabalho



Québecoises e nós


Street Hockey

Festa Angolana


Amigos desde nosso primeiro curso de francês

Amigos de trabalho trabalho voluntário

Agradeço a Deus também por todas as visitas que já recebemos aqui em casa, neste primeiro ano. Isso ajudou demais a controlar a saudade.





O problema depois vai ser me reacostumar a não ter sempre alguém a mais com a gente em casa! Por isso, caros amigos e familiares que lêem este blog, sintam-se sempre convidados a nos fazer uma visitinha. =P

E assim, a vida continua. Ainda temos muita coisa a aprender e o importante é estar aberto pra isso. Aberto a conhecer coisas novas e a aprender com elas. Tudo nessa vida tem uma lição, mas querer praticá-las, é outra história. Como dizia meu professor na faculdade: o importante não é o que acontece com você, mas sim, o que você faz com aquilo que acontece com você.

E vamo que vamo, minha gente!! Feliz 1 ano pra nós e que venham os próximos aninhos!!!

5 comentários:

pati disse...

Félicitations les enfants !

Tu as raison, Manu, il ne parait pas vrai que s'est déjà passe une année ici à Montréal... et pourtant, vous autres avez vécu beaucoup des nouvelles expériences...

Je suis tellement contente de savoir que vous y avez réussi si bien cette première année et de faire partie de votre expérience un petit peu.

Il faut célébrer, n'est-ce pas ?

Gross bisous à vous les deux.

Félicitations et bonne chance :)

Flavielle Martins disse...

êêêêêê, parabéns, amigos!

Também me lembro muito bem quando vcs nos deixaram em Brasília...hehehe!

Tá faltando a fotinha da galera de Ville de Québec!!!!!!

Nao estou encontrando o menino que te falei que ficou no albergue...pra falar a verdade, nem estou fazendo muito esforço para encontrá-lo pq fazemos questao que vcs venham chez nous...hehehe!

Beijocas!!!

Unknown disse...

Amiga, lembro do dia que nos despedimos na pizzaria eu me emocionei, a poucos dias me despedi de outra grande amiga que foi pra Toronto nessa não consegui segurar o chôro...rsrsrs...fico muito feliz por saber que vocês estão sendo abençoados e desejo a cada dia uma conquista nova na vida de vocês. Um bjo grande pra vocês e quem sabe se o escritório desenrolar ano que vem estaremos por aí.
Bjos.

Anônimo disse...

Morro de pena de não poder estar na galeria de fotos das visitas brasileiras,mas,com certeza ,um dia estarei.Muitos beijos e saudades.Anna Maria

Erica Abe disse...

Poxa, Manu, eu sei que parece estranho, mas eu desejo que voces possam comemorar vaaarios aniversários como este.

Por mais que eu morra de saudades de vocês, ficar ai vai significar que as coisas estão fluindo para vocês, que voces realizaram um sonho enorme e pelo qual batalharam muito...

Mas se acharem que é hora de voltar, também não tem problema. Com certeza estaremos todos de braços abertos para receber vocês.

Saudades, saudades, saudades.