terça-feira, 11 de março de 2008

Et finalement... la merde blanche!

Ok, ok... A merda branca ganhou o jogo. Je ne peux plus. Chega de tanta neve!
Gente, em abril nós vamos completar 6 (SEIS!!) meses debaixo de neve. Dizem que há muitos anos não nevava desse jeito, e realmente, tá sinistro! Até agora, foram mais de 300 cm de neve acumulada. O orçamento do governo do Québec reservado pro déneigement já está mais que saturado. Algumas cidades já desistiram de retirar a neve das ruas, porque não tem mais onde jogá-la.
Essa última tempestade foi coisa de louco! Eu estava no trabalho e da janela, pude acompanhar a evolução da neve, cobrindo um carro estacionado na rua. Era tão rápido, que a cada vez que eu olhava, parecia que eu assistia a um filme em modo acelerado.
O pior foi na hora de ir pra casa: tive que ficar na fila do ônibus por alguns minutos, sentindo a neve sendo literalmente jorrada na minha cara (por sinal, a única parte exposta). Daí eu virava o corpo pro outro lado, mas a ventania espalhava a neve por todos os ângulos, não tinha como escapar. Acho que nunca senti uma sensação tão bizarra. Bizarra e contraditória, por vários motivos:
1-Imagina você escutar o barulho da neve sendo jorrada em você, é o mesmo barulho da areia na praia quando venta e bate nas suas pernas. Deu pra imaginar? Agora imagina isso sem a dor. rs... Porque como é neve, pelo menos não dói quando bate no rosto. O incômodo mesmo é por ser frio.
2-Tempestade é sinônimo de raios e trovões, certo? Errado! Tempestade de neve, meu amigo, é do tipo mineirinho, come quieto. É tão silenciosa que às vezes é difícil acreditar que está esse caos todo. Barulho mesmo, só da ventania.
3-A mais complexa contradição de todas: é lindo!! Lindo de ver toda aquela neve caindo, você olha pro céu e vê a neve vindo... Os carros brancos, a cidade toda branca... Não sei se ainda é vestígio da novidade, mas é bonito mesmo.
Mas... Como nem tudo está perdido e todos nós sobrevivemos (!!), aqui vão alguns videozinhos e fotos dos dias pós-tempestade que fizemos. Por pior que digam na mídia, eu ainda acho a estrutura da cidade incrível nessas horas.
Alguns dias antes da tempête, fomos à festa da Lumière, a Nuit Blanche de Montréal. Show de bola, foram mais de cem atividades organizadas, com estrutura de ônibus na madrugada pra levar aos principais eventos. Museus, bares, cinema, até a biblioteca ficou aberta durante quase toda a noite, com programação lá também.
No videozinho, a mulherada "se fazendo" numa Cabane à sucre.

11 comentários:

Goldman disse...

Amiga, adorei o post e concordo 100% com o negócio da merda branca... também tô de saco cheio, mas geralmente em Abril isso derrete. Quando voltei aqui para Ottawa fiquei de cara, porque aqui nevou 52cms durante esta tempestade, acredita????? Tá feio o negócio... Beijos, Gold.

Unknown disse...

Amiga ainda bem que está quase acabando né, daqui a pouco vem aqueles dias ensolarados lindo de se ver. Melhorou da gripe? se cuida viu.
Bjos.

* Serena * disse...

Manu!!
Ahahaha sério mesmo, me divirto com seus posts, sabia? Eu imagino você contando isso, algo engraçado considerando que sequer te conheço... =P Mas enfim! Continue postando assim porque adoro!!

Então, a gente não tá em processo nenhum ainda. O Pedro tá no último ano da facul, e achamos melhor esperar ele terminar, mesmo a gente já tendo os pontos necessários pra dar entrada no processo (segundo o site, claro). Acontece que o Pedro fica com os dois pés atrás (e eu com um :p) por causa do francês. A gente fala inglês bem, porque usa bastante, mas o frnacês....rs E também achei interessante postar sobre Manitoba, porque acaba sendo uma opção a mais, porque não tem limite praticamente nenhum (exceto financeiro, já que a pós é cara!), em especial de idade.

Quanto a mim, eu acho uma certa sacanagem fazer um processo por uma província e ir por outra. Se a província te ooferece uma oportunidade, é porque precisa, e a não ser que vc tenha um excelente motivo, não acho certo. Mas isso realmente vai de cada um, e você pode ter certeza que se a gente for mesmo por Quebec (que é a nossa pretenção), a gente vai marcar de encontrar você e o Ale ai em Montreal (que é nossa primeira opção!!)...

Quanto ao visual do blog, merci!!!
Eu preciso mduar algumas coisas nele, inclusive o banner lá de cima (ahahah nessas horas a gente descobre como depende do photoshop!!) e formatar mais algumas coisas...

Ahaha acho que escrevi demais!!
Pardon!!

Agora, a última coisa...
Curiosidade minha, nem precisa responder se não quiser, mas vou perguntar mesmo assim... Com o que você trabalha?

Beijos e boa saida de merde blanche pour vous!rs

Flavielle Martins disse...

Tô chegando.... tô chegando...

Beijos

Anônimo disse...

Como sempre adorei,adoreiiii,aproveitei e ví no Youtube os outros vídeos que ainda não tinha visto.Beijos,muitos beijos Tia Anna

Menina Cheveux Bouclés disse...

Manu,

Adorei a descrição. Pense numa cena totalmente distinta do meu cotidiano.... Mas é tão bem escrita que da para fechar os olhos e imaginar um pouco. Gosto muito de quem escreve as sensações, usando todos os sentidos: o barulho da neve, o cheiro da neve, o contato da neve com a pele, todas essas sensações chegaram aqui em Bissau, onde o calor esta começando a ficar infernal!! Aproveite muito ai, porque essa é a primeira vez e por isso é diferente de todas as outras. Vai acabar se acostumando e gostando disso. E o melhor saber é que tudo derrete daqui a alguns meses. Se aqui em Bissau eu soubesse que um dia (nem que fosse daqui a 10 anos), a pobreza ia acabar, a cidade ia ter abastecimento de luz e agua daqui a uns dias, eu ja me daria por satisfeita. Os problemas aqui são outros, muito complexos e dificeis de resolver. A neve, amiga, é fichinha e ainda por cima nem machuca quando bate na pele. Isso é otimo!! Adorei e virei "visitar-los" pelo blog varias vezes. E quem sabe também virei, um dia, vê-los em Montréal. Beijos enormes. Pra ti e pro Xande

Alê Brum disse...

Oie, Manu!!!! Pelo menos vocês têm neve!!! Aff... Este ano aqui em Paris não nevou... :-( Eu doida para andar e brincar com a neve!!! Faz um frio de lascar, o frio não acaba e ainda não tem neve!!! Jah viu coisa mais linda do que um dia lindo, ensolarado e a cidade branquinha??? ;-) Adorei seus videos! []'s.

Gleice Kelly disse...

Hauhauhau... pois é amigos não vemos a hora de chegar aí. Até lá...IPTU, IPVA imposto de renda....affff!!! e nada de retorno.

Anônimo disse...

Olá Manu e Alexandre
Ficamos sabendo do blog de vocês através da Leila e do Júnior. Parabéns pelas publicações e adoraríamos conhecê-los aí em Montreal... Meu marido e eu estamos nos mudando após o famoso e longo processo de imigração e, como a referência que nos foi dada pela Leila foi excelente, a troca de idéias seria maravilhosa.
Um abraço e boa sorte,
Adriana e Adriano

Flavielle Martins disse...

Amiga,

Bateu uma saudade! Estamos nos preparando para partir e alguns amigos estão dizendo que adorariam estar na mesma loucura! E me lembrei que disse o mesmo a vc. Aí, senti uma saudade... Que bom que nos veremos em maio, né? Tenho tanto pra te contar! Vou te ligar.
Ah, tenho um amigo louco para conversar com vc, posso dar o seu email?

Beijocas

Pipe & Renatinha disse...

Ei, Manu.
O tel do Centre des Femmes é (514)842-6652.
Se quiser mais alguma dica ou tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato.
Bisous