quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sobre trabalho

E ai, gente!
Amanhã completaremos 4 meses de Montréal, meu Deus, como esse tempo voa!! É muito estranho pensar que ja tem quase 5 meses que saímos de Brasilia (pra ficar um tempo com nossa familia no Rio). É estranho, porque tem horas que parece que tem muito mais. Mas ao mesmo tempo, ainda tem tanta coisa se encaminhando, tanta coisa pra acontecer (na minha vida, especificamente), que às vezes parece que tem menos... Sei lá...
Mas então, como o Rogério e a Lu pediram, vou falar um pouquinho hoje sobre o mercado de trabalho daqui, a questao da língua em Montréal.
A questão do bilinguismo da cidade é um pouco complexa. Digo isso, porque se você vai pro lado anglófono da cidade (nao estou muito certa, mas acho que começa ali pela estaçao Atwater do metrô), você corre o risco de te negarem a falar em francês com você. Isso aconteceu conosco: nós fomos pedir informaçao pra uma pessoa em francês e ela já saiu dizendo que não falava francês... Não fez nem o esforço pra entender a gente.
Por outro lado, os quebecoises geralmente não gostam muito de falar em inglês... Eles até falam, mas como já contei aqui, teve um dia que uma senhora me agradeceu por falar em francês com ela, dizendo que a língua está se perdendo aqui por conta do inglês.
Como isso reflete no trabalho? Tem empresas aqui que, dependendo da sua área, você realmente vai falar mais inglês do que francês. Ou ainda, vai precisar ser bilingue mesmo. No caso do Alexandre, ele fala em francês com o colega que fica na mesma sala dele, mas em inglês com a chefe. Quem é da área de TI, pelo que tenho visto, fala mais inglês no trabalho também.
Pra você que quer saber como é a questão da lingua na sua área de atuação, eu sugiro que pesquise as vagas de emprego nos sites e veja quais são os requisitos pro candidato. Geralmente, lá fala se é preciso ser bilingue ou fluente e em qual lingua.
De qualquer forma, eu sugeriria ainda, pra quem puder, se dedicar ao máximo às duas línguas, porque mesmo num "subemprego"(nao gosto muito dessa palavra), você pode precisar do inglês, como no restaurante onde eu trabalhei. Porque chegam clientes que falam as duas línguas e você não pode se dar ao luxo de dizer que não fala, né? hehehe
Mas pra quem não puder se dedicar às duas linguas também não se preocupe. Dedique-se logo ao francês, porque a língua oficial do Quebec. Se você chegar aqui sabendo se comunicar bem em francês, sua vida vai ficar muito mais fácil, acredite. Se puder, não espere chegar aqui pra aprender a falar... E pra quem não pode nem uma coisa nem outra, aqui tem muita escola boa e barata. Muitos centros sociais que cobram barato por um curso de 2 a 3 meses, tanto de inglês quanto de francês. Sem falar nos cursos de francisação que o governo oferece praqueles que ainda não foram chamados pro curso a tempo pleno.
Bom, acho que era isso que eu tinha pra falar, fiquei com a sensação de que falei, falei e nao disse nada. rs... Se alguém tiver alguma duvida, manda aí que eu tento responder!!
Bjo grande a todos e ótimo resto de semana!

8 comentários:

Ricardo disse...

E ai amiga, bacana esse post hein, vc falou, falou, e falou tudinho sim viu, eu pelo menos entendi direitinho, não sei se foi pq já haviamos conversado sobre isso no msn, mas tudo bem... rsrsrs
A Gleice ta aqui te mandando um beijão.
Abraços Manu.

Karol disse...

Oi Manu,

Adorei o seu post. Realmente a questão o bilinguismo é muito forte. Eu tenho feito várias pesquisas de emprego (a minha área é TI) e vejo muitas vagas que exigem mais inglês do que francês. Com isso eu irei me dedicar nas duas linguas, apesar de que no momento eu preciso estudar mais o francês por conta da entrevista. Mas depois que tudo isso passar, (se Deus quiser irei passar :-) ) eu irei estudar as duas linguas até o momento de começar a vida por aí. Agora eu gostaria de te pedir alguma dica de nomes ou link para que eu possa buscar mais informações sobre essas escolas ou centros sociais que oferecem cursos de inglês ou francês baratos.

Obrigada pela atenção e um abraço,

Karol

Fabi disse...

Oi, Preta!
Que legal ler seu blog hoje!
Fazia um tempão que não passava por aqui... Ainda não consegui ler tudio, estou correndo pra caramba aqui, pra deixar tudo finalizado e ir de férias no sábado!
Vou olhar com mais clama, prometo!
Passei por aqui porque o Roni, nosso amigo, começou a se corresponder com você e acabei de ver seu e-mail, informando endereço, que eu já tinha esquecido... Agora já salvei, tá?
Gostei do novo formato, mais objetivo de você descrever as coisas. Falou pouco e falou tudo, sim! Gostei!
Saudades, saudades, saudades!!!
Beijos pra você e pro Xanditz!!

Fabi disse...

Vocês não vão acreditar: entrei no Google e pedi para buscar: "tout de bien". Adivinha qual é o primeiro endereço que aparece???
KKKK
Legal!!!
Beijão.

Leila e Júnior disse...

Oi, Manú!

Quanto tempoooooooooooo! Nossa, já são quatro meses de Canadá? E nós aqui, rs, já estamos completando seis meses de SP. Finalmente comecei a trabalhar e estou ralandooooo muito de 09 as 22h, mas a partir de quinta-feira da semana que vem tudo se resolve e ficarei no horário de 14 as 22...estou gerenciando uma loja num shopping próximo de nosso ap, não é o que estava planejando, mas estou gostando e acho que o horário vai ser legal pq terei toda a manhã para estudarrrrrrr e me dedicar com calma ao Canadá. Fico muito feliz de sbaer que as coisas aí estão se resolvendo...estou adorando os posts (li todos os atrasados hoje pq ainda estamos sem net em casa e tb no meu trab) e as fotos! Estou muito feliz por vcsssss, viu?
Saudadesssssssssss..au revoir!
Leila

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá pessoal
Sem querer atrapalhar nem me intrometer no passeio do lindo grupo (vi algumas fotos...), mas como temos um "bien" em comum (além de sermos brasileiros), me deu vontade de compartilhar uma curiosidade: fazendo busca no Google, só c/ a palavra "bien", saimos juntos, na primeira página de uma lista de 530.000.000 (meio bi)!!
Abraços (brasileiros) e "tout de bien par tout de vous",
Charbel
mamimu@uol.com.br
http://operandobien.blogspot.com

Dani e Rafa disse...

Hey!
E qdo vcs vem passear em Toronto??

Bjs

Anônimo disse...

Hei! não atualiza mais o blog?estão sem novidades?Tô sentindo falta.bjos tia Anna