terça-feira, 18 de novembro de 2008

La manque du soleil: dépression saisonnière

Parece exagero, mas é bem verdadinha... É nessa época do ano que o índice de depressão e suicídio aumenta consideravelmente por aqui e vocês já devem imaginar porque.

Quem tem essa "dépression saisonnière", também conhecida como "trouble affectif saisonnier" manifesta seus primeiros sintomas no fim do outono/começo do inverno e vai melhorando com a chegada da primavera.

Outro dia li num jornal que entre 15% e 25% da população no hemisfério norte manifesta os sintomas desta depressão quando as horas de sol começam a diminuir. As mulheres apresentam os sintomas mais do que os homens (poderíamos imaginar uma TPM de 4 meses?! Coitados dos nossos maridos). Isso acontece porque quando somos expostos a pouca luz do sol, a produção de melatonina aumenta, alterando diretamente nosso humor, sono e apetite (tá aí uma ótima desculpa pra engordar no inverno!).

O tratamento pra isso? Tem vários. Exercício físico, é claro fica como número 1 da lista. Mas para preguiçosos-sem-tempo como eu, existem outras saídas também. Eu ouvia muito falar na Vitamina D, inclusive estou tomando desde setembro. rs... Mas as pessoas têm falado muito do Omega 3, que eu já sabia ser ótimo pro controle do colesterol e agora descobri que é muito bom pro controle do humor. E para nossa alegria, mulheres: o chocolate!! Alimentos com magnésio também ajudam a controlar o humor, ou seja, o chocolate, cereais, nozes, etc.

Lembram que eu sentia uma vontade incontrolável de comer chocolate no inverno passado?? Achei a explicação pra isso e agora é que como sem culpa mesmo!!! Mas é só pra não ter a tal depressão, pô! =)

Beijos e uma ótima semana a todos.

3 comentários:

valeriadduarte disse...

Quer dizerque posso comer chocolate a vontade???????? Então quero que o inverno não acabe nunca kkkkkkkkkk

Amiga, obrigada pelo carinho de sempre, vcs relamente são muito especiais, precisamos nos encontrar, estou com saudades........


Um grande beijo,

Valéria

Rogerio e Luciane disse...

Manuzinha, vc disse chocolate??
Hum, é realmente uma ótima dica, massssssssss, le poids vai aumentar consideravelmente...rsrsrs...Bem, vamos analisar por outro lado, depressão ninguém quer ter não é?? então um chocolatinho por dia tbem não vai fazer diferença né?... :P
Mas realmente este negócio de humor, eu percebi que muda mesmo. Só o convívio com os québécoises dia a dia, vc percebe como eles se transformam.
Mas Manuzinha, nóis continua firme e forte n´est pas?rsrsrs...
beijokas

Luciane e Rogério

Ariane Seixas disse...

Oi Manu,

Eu te encontrei na Berri ontem!! Passei p/ dar um alo e deixar meu blog lunettesrouges.blogspot.com

Beijos

Ariane