sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tirando o ciso em Montréal

Desde sexta-feira passada, meu ciso de baixo estava me incomodando... Deixei minha mamy no aeroporto no sábado, com a sensação de que estava piorando. E de fato, as dores foram aumentando. Por sorte, saí com uns amigos no domingo e um conhecido que mora aqui há 7 anos me recomendou uma dentista brasileira. Era tudo o que eu queria e precisava.
Nem cheguei a ligar, fui lá pessoalmente e perguntei sobre a possibilidade de ter uma consulta naquele mesmo dia. A primeira surpresa: o rapaz que estava na recepção era, nada mais nada menos que o Ronaldo, amigo de jogos do Alexandre. Já fiquei aliviada: mais um brasileiro para me comunicar, num momento de desespero. rs... Consegui a consulta naquele dia, com a dra. Regina Bastos. Ela disse que quem fazia extração de dentes não era ela, mas um outro dentista, dr. Manuel Bautista. Na hora fiquei com um pouco de receio, mas o Ronaldo me recomendou fortemente, alors lá fui eu. Voltei dois dias depois para fazer a famosa retirada do ciso e da qual eu sempre tentei fugir, mas não tinha mais jeito...
O dentista, muito calmo e atencioso (obs.: ele é colombiano, não fala muito francês, então fiquei naquela de ouvi-lo em inglês e responder em francês... ainda mais numa situação como essas, meu inglês não sai mesmo), ele examinou o dente, viu a radiografia e começou a cirurgia... Primeira anestesia...
Ele: Tudo bem aí?
Eu: Tudo sim.
Começou a cutucar aqui e ali, testando a anestesia. Ainda dava pra sentir algumas picadinhas, então ele deu a segunda e depois uma terceira dose de anestesia. Foi começando aos poucos, serrando, puxando o dente. DOR. Teve uma hora que senti muita dor, a sensação era como se ele fosse tirar minha boca toda. Ele deu então mais uma dose de anestesia. Mas quando cutucava um pouco mais profundamente, a dor voltava com tudo.
Eu sei que no final, foram seis anestesias pra um só dente. Tirando o incômodo da pressão pra puxar o dito-cujo, eu já rezava só pedindo pra não sentir mais dor...
Mas no final, uma hora e meia depois, tudo acabou relativamente bem. O dentista só dizia "sorry", coitado. Ele foi muito bom, recomendo os dois doutores. Ela foi muito atenciosa ao me examinar, e ele muito tranquilo e seguro o tempo todo, isso me acalmava bastante durante a cirurgia.
Segue o contato deles:
Clinique Dentaire Métro Guy
1550, de Maisonneuve Ouest, #26.
514-937.6669
Quanto ao custo, temos cobertura pelo trabalho do Alexandre. Ainda não sei quando/quanto eles vão reembolsar. Mas sem o plano, a consulta, a radiografia e a cirurgia saem uma média de 300.00$. O antibiótico e o antiflamatório também são reembolsados, mas custaram pouco mais de 50 dólares.

8 comentários:

Anônimo disse...

Manu,
seu cunha's está com o mesmissimo problema,fazem dois dias que ele não consegue nem comer,está enchendo o lugar do ciso
comXylocaína .Vai ter que fazer esta tal cirurgia também,2a.feira a dentista vai marcar.Um beijão Tia Anna.Ué o Ronaldo está aí tb?

Anônimo disse...

manu e ale
estamos aqui em montréal há 3 meses e, desde o brasil frequentávamos o blog de vcs! chegando aqui, com todas as correrias e novidades não escrevemos mais, apesar de já ter encontrado a manu pelas ruas de montréal... hahahaha!
enfim, estamos aqui dispostos a fazer novas amizades!
vamos marcar um dia para nos conhecermos?
é isso
bom domingão
paula e boto

paulamazzeo@hotmail.com

Flavielle Martins disse...

ai amiga!
Tb sofri um bocado qdo retirei o ciso.
Beijocas

Lucianna disse...

Oi Manu,

Olha que a dr Regina tb eh minha dentista (ou era), e o dr Manuel tirou 3 cisos meus, foi +/- menos como vc soh que ainda tive que tomar mais 3 anestesias pros dentes da arcada de cima.... Eles realmente sao muito bons!

Abracos

Anônimo disse...

Oi Manu,
Poxa, que dozinha de vc!!! Mas ainda bem que no final deu tudo certo!!!!
Se precisar de alguma coisa, é só falar!!!
Um beijo carinhoso,

Tere

Humberto de Lima disse...

Olá!

Descobri o TOUT DE BIEN enquanto fazia um passeio virtual pelo Canadá; e, aproveitei para mandar um abraço para todos os compatriotas que vivem neste país tão lindo!
Quando bater aquela vontade de ler uma crônica bem brasileira, é só passar pelo HumbertodeLima.com
O link é http://wwwhumbertodelima.blogspot.com

Lidiane disse...

Nossa, sneti o sofrimento só lendo o post, e ao pensar que terei que tirar os meus 4! ai ai ai..
Abraços!

Carina Albuquerque disse...

Oi Manu,
lendo seu post lembrei de quando tirei os meus cisos nos estados unidos! Meu dentista usou o gas hilariante (laughing gas, em inglês), além da anestesia local, e foi OTIMO!!!!! eu já tinha tirado um dos cisos no brasil e fio uma tortura, mas quando tirei os outros 3 nos eua foi o oposto.. super tranquilo, não senti dor, só uma leve pressão, seu corpo todo fica dormente, você fica meio lesa, é otimo! hahaha
pergunta a teus médicos se eles trabalham com isso se você precisar tirar outro!
boa sorte e boa recuperação!
abraços