terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Festinha no Brasil e aqui!

Hoje completamos 8 meses de Montréal!! Oito mesezinhos gente, o bebê tá quase nascendo! hihihi
Mas é isso mesmo, em 8 meses aqui, nós nascemos de novo, recriamos nossas vidas em vários aspectos, até nos pequenos detalhes: reaprendemos a falar, a escrever, a interpretar textos, a redigir CV, a usar máquina de lavar com moeda, a fazer varal na sala do apartamento, pois as roupas que não vão na máquina de secar, também não podem ficar lá fora com esse frio todo... E por aí vai...
Quando eu digo que nascemos de novo, é porque é assim mesmo que nos sentimos, porque este recomeço gera mudanças muito fortes nas nossas vidas. É um recomeço onde absorvemos muita informação de uma nova cultura, ao mesmo tempo em que criamos novos valores, novos hábitos (sem esquecer a base dos nossos, lógico).
É claro que, quanto mais se pesquisa antes de vir, melhor preparada a pessoa vem. Mas mesmo assim, existem detalhes do cotidiano - como o fato de não precisar balançar o braço pro motorista do ônibus parar na sua arrêt, ou ainda os choques que a gente leva, por causa da secura dos aquecedores - que são coisas que a gente só aprende aqui, no dia-dia e pagando muito mico! =)
Pra encerrar esse assunto, completo dizendo que mesmo depois de 8 meses, ainda estamos caminhando em relação às duas línguas, damos um passo a cada dia. Ainda me pego de vez em quando dando aquele sorrisinho amarelo, quando fazem uma piada no trabalho, só pra eu não ficar com cara de "não entendi"... Acho que é como o Alexandre sempre diz, os dois grandes fatores que influenciam na adaptação de quem se muda de país são: trabalho na sua área (e satisfação por isso) e fluência na língua. Com essas duas partes resolvidas, o resto acaba fluindo naturalmente.
Mas outra coisa importante pra esse post, é que hoje é aniversário do meu paizinho lindo e amado! Meu pai, um ex-padre que cresceu na roça do Rio Grande do Sul, ex-professor, ex-tradutor e revisor da Embrapa, é um senhor já de idade, que está fazendo hoje 83 anos. É uma pessoa com uma história de vida linda e ao mesmo tempo triste em alguns aspectos, com um coração enorme, cheio de bondade e carinho pra dar. Paizinho lindo, como te amo!!! Que Deus te dê ainda muitos anos de vida com muita saúde, principalmente porque você sempre teve uma saúde de ferro, mas à medida que os anos vão passando, as coisas mudam um pouquinho, né? Queria estar aí hoje pra te dar meu abraço pessoalmente, mas mando "virtualmente" todo o meu desejo de felicidade pro senhor.


Nem vou falar muito, porque já tô me emocionando aqui. rs...

Mas é isso, gente! E vamo que vamo, rumo ao primeiro aninho na terra gelada! Aliás, contagem regressiva, hein: 4 semanas pro inverno acabar (oficialmente, pelo menos! hehehe).

12 comentários:

Flavielle Martins disse...

êita, como o tempo passa rápido!
Amiga, nosso endereço apareceu no ecas!!!!
Se tudo continuar como queremos, iremos no final de março!!!!

Ah, que bom que o Xanditz já está melhor, né? Quanto maior a pressão, mais difícil deve ser falar.

Beijocas,

Flavielle

Anônimo disse...

Manu consegui ser a primeira ,pelo menos uma vez!Beijos e parabéns pelos oito meses e pelo nosso querido Sr.José,vou ligar pra lá agora.Beijos no meu filhão!Tia Anna

Leila e Júnior disse...

Oi, amiga! vc sempre com mensagens lindas!!! Até eu me emocionei com suas palavras. Um feliz niver para seu papy repleto de saúde, felicidades, realizações e prosperidade.
E pra vcs, novos canadenses, muita sorte e prosperidade! Continuo torcendo aqui do Brasil por vcs.
Beijokas e saudades.

Gleice Kelly disse...

Oi amiga, parabéns pelos 8 meses de grandes vitórias e muitas felicidades pro seu pai que Deus o abençoe com muita saúde. Bjos

Buu disse...

Parabens pela quase 1 ano !!! =D
Nao vejo a hora de iniciarmos o processo!!!
abraço,
J.

pati disse...

Joyeux anniversaire à ton Paizinho!!! et aussi félicitations pour ces premiers huit mois ici, Manu et Alex!!!!

Il faut célébrer!!! :D

Alex disse...

Olá Manu,

8 meses, passou tão rápido hein!
Ainda me lembro da festa de despedida como se fosse ontem, quantas coisas já aconteceram.........
Só tenho que parabenizá-los pela garra pela força em enfrentar os obstáculos que não devem ter sido poucos.
Deve ser muito difícil enfrentar a saudade, mas infelizmente faz parte da vida da gente qdo decidimos fazer esse processo né?
Espero que seu pai continue com saúde e que Deus o abençoe.
E que vcs tb continuem sendo pessoas tão especiais.

Um grande abraço,

Alexandre e Valéria

Luciana disse...

yyyyyyyyuup que venha a primavera!!!
bjbjbjbj

* Serena * disse...

MAnu!
Você é uma fofa =D
Happy Valentines day pour vous aussi! Ahaha ainda que atrasado!

Nossa, realmente o tempo passou rápido... Caramba, lembro do seu blog ainda no blogger...rs A gente tá ficando velho!

Feliz aniversário pro seu pai =D Tudo de bom pra ele!

E continue mandando novas!
(PS: Aliás, no que você trabalha?)

Bjs!

Lidia Barreiros disse...

Manu,
Oi!
Tou adicionando vcs aqui no meu blog tá?
São tão poucos brasilienses aí em Montreal né? rs...
Enfim...eu sem querer descobri que já trabalhei com o Xanditz...na EADtec e que a menina que trabalha comigo hj em dia eh grande amiga dele e sua tmb...rs... A Tutty (Erica Abe)...coincidências que só quem mora em Brasília sabe....

Meu blog é esse aí:www.picoledebrasileiro.blogspot.com

muito legal o blog!
Té mais...

Fabio disse...

Olá Alxandre e Manu,

Primeiramente parabéns mesmo que atrasado, e você disse se preparar antes de ir e posso dizer e agradecer a vocês que compartilham suas vivencias e ajudam e muito nós futuros imigrantes a se preparar, mais uma vez obrigado.
Ah semana que vem estou por ai, comemorando meu 1º dia de Montreal, e ainda chego nos 8 meses, rs rs rs.

Abraços

Fábio

Alê Brum disse...

Oie, Parabéns para vocês e para o pai da Manu (meio atrasadinho, mas acho que ainda em tempo né? hihi).

Também fico pensando como as coisas andaram rapido demais (eu aqui vou para os meus 6 meses de França!!!) e como é esquesito não entender as piadas dos colegas de trabalho!!! rss Faço exatamente o que a Manu faz: dou aquele sorrisinho fingindo ter entendido tudo!! kkk Mas um dia a gente chega lah, Manu!!! Um dia a gente é que vai fazer "blagues" deles!!! :P

Bizz et tout de bien à vous!!! ;)