terça-feira, 4 de março de 2008

Algumas coisinhas que admiro nos quebecoises

A impressão que tenho aqui é que a consciência dos quebecoises (e imigrantes de muitos anos) está crescendo cada dia mais, em relação ao aquecimento global. Eles têm uma consciência muito legal de como nós podemos ajudar a, pelo menos, não poluir ainda mais o meio-ambiente.
Uma forma deles fazerem isso é simplesmente rejeitarem os saquinhos plásticos na hora de fazer uma compra pequena. Aqui tem uma campanha muito forte pra você comprar sua própria sacola de supermercado (biodegradável) e utilizá-la várias vezes, não precisando assim, dos saquinhos plásticos, e conseqüentemente, poluindo menos o meio-ambiente. Mas o fato é que, mesmo quem não tem essa sacola em mãos, geralmente diz que não precisa do saquinho pra guardar o pouco que comprou. Eles simplesmente colocam na bolsa, na mochila, no bolso, etc. E o melhor é que as pessoas ainda comentam coisas do tipo "não preciso de saco não, vamos ajudar o meio-ambiente"... Ou seja, é por este motivo mesmo! Muito legal isso!
Por falar em ecologia, vocês sabiam que até 2010 Montréal terá um imóvel de 5 andares, construído com 100% de materiais reciclados ou reutilizados?? Além disso, ele vai ter toda uma estrutura com consumo menor de água e de energia elétrica. No final do ano passado, saiu uma série de reportagens sobre este projeto e o bairro vai ser considerado como um dos mais ecológicos do mundo!
Mas fugindo um pouquinho do assunto ecologia, outra coisa legal que observo aqui é que eles fazem o maior esforço em ajudar a pessoa na hora do troco de uma compra. rs... Quando o preço final, já com as taxas dá um valor quebrado, eles normalmente calculam rapidinho uma forma de te fazer gastar menos moedas, arredondando pra 1 dólar, ou pra 25 cents, e por aí vai. Isso não é muito comum no Brasil, né? Pelo contrário, são as pessoas dos caixas que às vezes ficam sem troco porque não têm moedas.
Mas acho que isso aqui faz parte da cultura geral do quebecois, esse hábito de simplesmente olhar pro outro, ajudar expontâneamente... E nós só temos a aprender com isso!

6 comentários:

Gleice Kelly disse...

Amiga essa notícia me deixa muito feliz e espero sinceramente que seja copiado em vários lugares. Aqui vc sabe né, vai demorar....afff!. Ah não some mais não ficamos esses dias sem notícias e quase que ligo aí...hehehehe.
bjos.

Anônimo disse...

Bom dia Manu, gostei muito do blog e das informações preciosas. Acho que uma das maiores vantagens dos blogs é o relato dessas peculiaridades do dia-a-dia, que nos fazem entender mais profundamente a realidade do Québec. Obrigada e por favor não deixe de postar, ok? Beijo da cearense Carol. Se puder, me adiciona no msn: carolarraesherculano@hotmail.com

Alex disse...

Olá Manu,

Muito legal esse post, muito bom ter informações sobre a cultura do país que iremos morar.
Valeu muito pelas informações :)

To querendo falar com vc, entre no MSN :)

Um grande beijo,

Valéria

* Serena * disse...

Primeiro mundo é primeiro mundo, né, Manu? Se bem que aqui o povo tá tomando jeito, acho (ou não sei se é porque trabalho num bairro mais "elitizado" de SP).

E as novas, como estão?

Beijos!

* Serena * disse...

Primeiro mundo é primeiro mundo, né, Manu? Se bem que aqui o povo tá tomando jeito, acho (ou não sei se é porque trabalho num bairro mais "elitizado" de SP).

E as novas, como estão?

Beijos!

Anônimo disse...

Amiga saudade de vc menina!!!!
Kd as novidades???
Bjos...