terça-feira, 26 de junho de 2007

Algumas impressões sobre a cidade e depois... Festas, festas e mais festas!

Hoje completamos duas semanas de Canada e acho que estamos mesmo em `lua-de-mel` com essa cidade. Achamos tudo bom demais, perfeito demais, ate a `sujeirinha`da cidade eh linda! rs...


Devo concordar que Montreal não eh a cidade mais limpa do mundo não... Claro que não eh nada terrível, mas percebi que essa sujeira existe, quando saih de casa usando havaianas e voltei com o pe MUITO sujo. Mas muito mesmo... E comecei a perceber que não soh meu pe, mas a roupa, a bolsa, as unhas, tudo aqui suja muito rápido.

Mesmo assim, estamos curtindo cada canto novo que conhecemos aqui. Com essa coisa de bater perna atrás de apartamento, pudemos ter uma noção do que eh longe, o que eh perto, onde eh seguro, onde eh `perigoso` (se eh que existe algum perigo real).

Uma curiosidade boba, mas que preciso contar aqui: tem tanto esquilinho morto nas ruas! =( No Brasil, são gatos e cachorros que morrem atropelados, ne? Aqui não. São os esquilos, coitados. Já vimos ate um esquilinho morto eletrocutado... O bichinho estava no chão, todo durinho, de olhos abertos com os bracinhos pra cima, como se tivesse caído de costas do poste, após levar um choque...

Sobre as pessoas daqui, não sei se estou sendo muito precipitada, mas nossa impressão com relação aos quebecoises não podia ser melhor. A cada dia que passa, me surpreendo com uma situação de gentileza deles.

Exemplo? Tenho vários: volta e meia paramos pra procurar alguma rua no mapa e alguém chega pra oferecer ajuda. A gente não precisa pedir não! Eles param mesmo, pra perguntar se podem nos ajudar. Conosco, o auge de toda essa gentileza toda foi quando o Alexandre estava carregando uma poltrona de couro que achamos na rua (vide foto abaixo, soh nao vale rir! rs...), e um cara com um carro estilo caminhonete PAROU pra nos oferecer carona. Aquilo foi tão surpreendente que na hora agradecemos, mas negamos! rs.. Depois nos arrependemos de termos negado.
Outra: um rapaz que estava fazendo sua mudança, viu que estávamos `futucando` as coisas dele na rua e me chamou. Quando fui falar com ele (morrendo de medo dele me xingar por aquilo!), ele veio oferecer uma mesinha pra TV que ele ainda não tinha levado pra rua!!

Mais uma: outro dia os meninos voltaram pra casa com uma caixa cheia de jogos de xicara, praticamente intactos, e pasmem, a pessoa que deixou a caixa da rua se deu ao trabalho de embalar xicara por xicara, prato por prato, pra nao correr o risco de estragar o conteudo.
Pra mim fica muito claro aqui que as pessoas se preocupam com o proximo, com o cidadao ao seu lado. Eh claro que excecoes existem, mas essa solidariedade eh tao constante pra gente, que eh algo lindo de se ver. (A frase foi brega, mas foi sincera. rs...)

Depois desses 4 exemplos que dei, se eu dissesse que os quebecoises não são gentis, eu estaria mentindo e sendo extremamente injusta. Pelo menos ate agora...


Sobre o fim de semana!
Tivemos uma programação intensa, devido a Fete de St-Jean. (desculpem a falta de alguns acentos, mas esse teclado ta meio doido).
No sábado, fomos a Festa Junina de brasileiros, onde finalmente pudemos conhecer pessoalmente os casais Erasmo e Elaine, e Fabricia e Mohamed (que alias, devo ressaltar: os quebecoises são solícitos, mas esses casais, incluindo tambem o Anderson e Keli, não ficam atrás em nada!!! Valeu por tudo ai, gente! Voces todos são 1000!!). A festa foi show de bola, com direito a um guaraná chamado “Brazilia”, canjica, uma quadrilha improvisada e rolou ate um sambinha:
Domingo, fomos ao Parc Maisonneuve para assistir a um trecho do desfile e ao show da festa de St-Jean ou Fete Nationale du Quebec. Muito muito muito legal aquilo ali! Acho que foi o dia que vimos mais quebecoises por metro-quadrado, foi interessante ver e viver aquilo tudo. Sabe aqueles shows de rock de bandas estrangeiras que a gente assiste em DVD, e o show acontece de dia? Me senti num show como esse ontem: a luz do sol ali, ate mais de 9 horas da noite...

Nessa foto, eu e Alexandre aguardando o metro, empolgadíssimos com nosso figurino quebecois. hehehe Nos dois, já no parque.


A brasileirada junta de novo! Dificil dizer quem aqui eh mais empolgado! rs...

De la, Alexandre e eu fomos a uma festa de aniversario de um amigo da Genevieve, amiga nossa quebecois que também nos recebeu aqui de braços abertos (mais um exemplo de extrema gentileza dos quebecoises. Ate pra morarmos na casa dela, ela nos ofereceu, antes mesmo de nos conhecer pessoalmente). Adoramos a festa e soltamos a língua com nosso frances: aqui não tinha jeito, ou perdia a vergonha, ou ficava excluída da conversa!

Aqui, o aniversariante que sumiu atras dos outros dois. rs..


Alexandre, Olivier e o outro amigo que esqueci o nome... O pessoal que estava nessa festa foi de uma simpatia tao grande com a gente, que nos sentimos quaaaaase como se estivessemos no Brasil. rs... Brincadeiras a parte, adorei ver a espontaneidade deles.


Eu e Genevieve. Pra galera do frances em Brasilia: já conhecemos o filhinho do Antoine e agora vamos conhecer o filhinho da Genevieve!! =D

Aqui, um videozinho que fizemos do show: http://www.youtube.com/watch?v=svl9yprmXjo

Videozinho da Place des Arts, aonde fomos na sexta a noite, com os amigos: Leo, Aline, Keli, Anderson e Barbara. http://www.youtube.com/watch?v=ASKY3313xcY Esse dia foi show de bola também!!

E na segunda-feira, como era feriado prolongado (nao sei se eh sempre, mas alguns feriados aqui, quando caem no domingo são prolongados pra segunda!), o Mohamed e Fabricia receberam toda essa galera na casa deles pra um churrasco deliciooooso!!



Tava bom demais aquilo ali!! Agradecimentos especiais pro Anderson que temperou a carninha e pra Fabricia e Mohamed por toda aquela comilança com temperos tunisianos deliciosissimos!




Artes de Monsieur Erasmo! (Mamoru, lembrei de vc nessa hora! rsrsrs)


O anfitrião e os aprendizes, tentando fumar o narguilé.

Gente, adorei todos esses dias! Brigadao a todos pela companhia super agradável e por aquela comilança toda, mais agradável ainda! =D
A todos que deixaram comentario: brigadao por todas as palavras!! Desculpem nossa ausencia nos blogs de voces, nao vejo a hora de poder "morgar" na frente do computador por um dia inteirinho e ai sim, ver blog por blog pra me atualizar quanto aos processos de voces.
Amigos e familia de Brasilia e do Rio: vamos respondendo aos emails, um por um, aos pouquinhos. Por isso, se demorar pra chegar alguma resposta, nao reparem, mas preferimos responder a cada um, do que ficar mandando emails tipo "Ctrl C, Ctrl V" pra todo mundo. rs...

Ufa, esse post ficou enorme.

Semana que vem: dia da mudancaaaa!!! Proximo post, se Deus quiser, ja com internet em casa pra postar fotinhos do nosso ape!!!

Beijao a todos!!! Muito obrigada pelo carinho!!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma semana!!!

Oi, Gente!!


Desculpem a demora e o sumico, mas eh porque ainda estamos correndo demais...

Como o Alexandre disse no outro post, nos ja vivemos tanta coisa por aqui, tanta experiencia nova, em menos de uma semana, que nao dah para descrever com palavras tudo o que sentimos, desde que pegamos o aviao em SP, com destino ao Canada.

E como eu prometi pra Gleice e pra Flavielle que colocaria mtas fotos no blog, vou unir o util ao agradavel, e contar um pouco do que vivemos aqui, atraves de algumas das fotinhos q tiramos...
Preparem-se, porque o post vai ser grande! Rs...

Pra comecar, imigrante que eh imigrante (pra nao dizer ‘roceiro’), tira foto de cada suspiro diferente que dah! rs...
Aqui, nos, felizes da vida com o “brinquedinho” do avião: uma tv em cada poltrona, onde vc pode escolher o que quer fazer: assistir, entre outros, um episodio de Heroes, ou quem sabe, aquele filme que vc perdeu no cinema há poucas semanas... Voce pode ainda, escolher canais de musica, jornais, e entretenimento.

Eu, atravessando uma das esteiras enormes do aeroporto de Toronto. Aqui, perdemos o nosso vôo pra Montreal, pq gastamos muito tempo com a papelada da imigração. Mas nos colocaram no vôo seguinte, coisa de meia –hora depois! (foi mal ai por nao mudar a posicao da foto! Ainda nao temos o photoshop instalado aqui...)

Desembarcando em Montreal: Alexandre, atras do “morrinho”de malas.

Biola, essa foto eh pra voce!!! Eu, colocando o pe pela primeira vez na cidade de Montreal!!! =D

Nosso primeiro almoço!! Comemos a famosa Poutine (que alias, já deu o que falar, mas depois conto essa historia), ao lado dos nossos queridos “roomates” Aline e Leo, e François, amigo quebecois, que tirou a foto pra gente.


A fachada do nosso prédio! Hoje, decidimos que vamos alugar o nosso ape num predio exatamente ao lado desse ai. (Pra familia: nao, nao eh mais o apartamento que tinhamos escolhido ontem!! Eh outro, mas muito melhor!! Quando penso que estamos sendo abencoados neste comeco, descubro que estamos sendo MAIS abencoados ainda!!!)



A caminho de Mont-Royal, um sol de rachar.


Vista simplesmente linda de la de cima!!

Café da manha de quarta-feira: compramos um pao, digamos, nao muito saboroso, e uma “coisa” que parecia requeijao, mas que ate agora nao conseguimos identificar o que eh exatamente. Acho que eh gordura hidrogenada. hehehehe

Da pra acreditar?? Vimos o Parc Olympique milhares de vezes pela internet, inclusive ilustramos uma tirinha do nosso casamento com este lugar, e agora ele esta aqui, bem pertinho do nosso ape!!
Guloseimas!! Muitas guloseimas deliciosas por aqui... Esse chocolate com manteiga de amendoim dentro eh tudo de bom!

Quando fomos tirar xerox para dar a entrada no Assurance Social, descobrimos que na loja aonde fomos, o serviço era “self-service”. O primeiro resultado foi esse. Rs... Os créditos dessa “arte” são do Leo.
Primeira haviana encontrada por aqui! O preco? Uma bagatela de CAD22,00 sem contar as taxas. No total, o equivalente da uns R$50,00. Biola, tras umas havaianas ai pra gente vender!! hehehe


Aqui, nossas primeiras aquisicoes em terra canadense: um laptop (que veio com uma impressora por mais 30 dolares e a mochila do lap por outros 30 dolares), dois travesseiros e as respectivas fronhas.
E agora, o ponto alto da nossa primeira semana! Nossa primeira aquisição “gratuita”, tirada do meio da rua!! Um sofáaque apesar de ter algumas partes meio sujinhas, esta novinho em folha. A espuma da almofada entrega que ele quase nao foi usado. Pergunta onde ele foi parar?? O filminho abaixo responde...

http://www.youtube.com/watch?v=8QUo53LZHJ8

Por enquanto eh isso, gente! Acabamos nao tirando fotos dos escritorios de imigracao aos quais ja visitamos.. Mas vamos voltar la na proxima semana e dai postaremos tambem algumas informacoes uteis aqui.

Ainda estamos correndo para abrir uma conta em banco e acabar outras pendencias, mas ja demos entrada em quase todos os documentos, temos um celular, etc. (Ale Brumm, nao fizemos o Assurance Maladie ainda, porque precisamos ter um contrato de aluguel para solicitar... Agora que vamos assinar o contrato do nosso apto, poderemos ir la, e depois posto aqui) .

Ontem fomos ao Cirque du Soleil, realizei um sonho de infancia. E simplesmente nao tenho palavras para descrever o que senti durante o espetaculo. Inesquecivel!!! Depois coloco as fotos aqui!

Amigos que estao aqui em Montreal: nao pudemos ir ao picnic, porque precisavamos bater perna atras de apartamento!! Mas vou ligar pra voces assim que a poeira baixar!!

Grande abraço a todos!!
PS: Para quem perguntou sobre o frances: ficamos ate surpresos com nossa desenvoltura por aqui. rs... Estamos conseguindo nos virar muito bem, e ja estamos ate ficando familiarizados com o sotaque quebecois!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Bonjour Bresil!!!!

E ae macacada! Meu primeiro post na Belle Province (e sem acentos no teclado!)

Jogo rapido, as coisas aqui estao indo bem. Mas muita coisa e o dia parece menor (apesar de fazer sol aqui ate as 21h!!!)

Passaram-se apenas tres dias mas ja temos milhoes de estorias pra contar! Mas agora agora, nao temos tempo pois vamos a uma reuniao na imigracao agoras as 14h30.

Estamos procurando um novo endereco. Pois sem um contrato de aluguel nao sao muitas coisas que podemos fazer. Abrir conta em banco, comprar celular pos-pago, conta de internet, emprego... tudo demanda um endereco fixo. Mas faz parte ne gente?!

E sobre Montreal? LINDA! Tudo e maravilhoso por aqui. Lindos predios, grandes centros comerciais, a comida nao e tao diferente como achei que seria.

Mas e isso pessoal. Assim q a poeira der uma assentada eu faco um detalhamento de nossas aventuras e desaventuras em series em Montreal!!

Salut! =D

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Até logo!!!

Pois é gente, parece mentira, mas está mesmo chegando a nossa vez de entrar no avião, rumo a Montréal!

Estou escrevendo rapidamente para fazer uma "despedida temporária" e aproveitar para pedir desculpas pela nossa ausência nos blogs de vcs!

Ja ja estaremos postando novidades fresquinhas de lá, e aí sim, voltaremos a frequentar com calma os blogs de todos vcs tb, porque já estou sentindo falta disso...

Mais uma vez, obrigada a todo mundo, pela convivência agradável, por compartilhar medos e ansiedades conosco, e também pela constante troca de informações! =)

Muita sorte a todos vocês! E pra quem continua no processo, o que mais desejo mesmo é paciência! Porque o processo é demoradinho mesmo, mas é real!!!

Espero encontrar todos vocês muito em breve!!!

Beijo grande, e aqui vamos nós!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Novos velhos amigos

Acabo de ler um post do Goldman que mexeu comigo...
Acho que de todos os meus (vários) medos diante dessa mudança brusca na minha vida, o segundo maior deles (depois conto qual é o primeiro rs...) é realmente o distanciamento inevitável de algumas pessoas que foram presentes no meu cotidiano até bem pouco tempo.
Amigos com quem saíamos e nos divertíamos sempre, onde quer que estivéssemos. Amigos para rir das coisas mais bobas, mas também pra se preocupar com a situação trágica do Brasil... Amigos pra sair pra balada, pra beber, pra ver um filme cult, pra passar a tarde fazendo nada juntos, pra fazer programas de índio com você só pela companhia, amigos pra reclamar da mesma coisa no trabalho... =)
Eu sinceramente nem parei pra pensar quais são os prováveis candidatos a esse distanciamento, porque seria doloroso demais, e ainda corria o risco de julgar alguém errado. hehehe
Mas o fato é que, enquanto eu lia o que o Gold dizia, fui me identificando demais... Sou uma pessoa muito família, e mais ainda amiga. Adoro estar presente nos momentos importantes da vida de quem amo. Adoro não, preciso disso. Aliás, foi exatamente essa minha necessidade de participar de tudo que me fez cogitar a possibilidade de mudar de profissão no Canadá. Mas isso é assunto pra um outro post.
O que eu fico pensando hoje, é que a melhor coisa que fiz desde que decidimos investir no Canadá, foi a criação desse blog. Mesmo com tanta gente dizendo que não vale a pena fazer amizade com brasileiros no exterior, porque eu sempre achei isso exagero. Tem quem não "preste"? Deve ter... Mas é com um amigo brasileiro que eu vou achar graça em uma mesma coisa que ele, vou ter valores parecidos com o dele, vou gostar das mesmas coisas que ele, enfim...
Graças a esse cantinho, já conheci tanta, mas tanta gente legal, que a coisa virou uma bola de neve: fiz novos amigos através dos meus "velhos amigos" de blog.
Claro que nem tudo são flores, e a gente sempre se depara com pessoas que, ao vivo, são bem mais frias e distantes do que durante uma conversa no msn. rs... Mas sinceramente? Nem me preocupo muito não...
Deus tem sido tão bom pra gente, que ultimamente está até me "poupando" do trabalho de "procurar" esses amigos: Ele mesmo me manda uns anjinhos no meio do caminho, sem que eu tenha pedido nada. risos.
Com isso, depois de ler o post do Gold, eu cheguei à feliz conclusão de que eu posso sim ter meus "novos velhos amigos"! Ou seja, existe sim a grande possibilidade de que, senão todos, pelo menos uma boa parte de todos esses meus novos amigos, um dia se tornarem também, "velhos amigos", como os que deixei no Brasil. E desde já, agradeço demais a Deus por me dar essa oportunidade.
Isso me faz lembrar o filme "O Segredo": a gratidão pelas coisas boas da nossa vida só atrai mais coisas boas ainda! E não é que funciona mesmo? =)

OBSERVAÇÃO PARA TODOS OS AMIGOS QUE FICAM NO BRASIL!!!
Não é só porque vou fazer novos amigos lá, que vou me conformar em perder vocês daqui não, hein!!! Não sejam maudosos com a Manuzinha, e façam o favor de me escrever e ligar sempre!!!! Quero ser atualizada sobre cada suspiro que vocês derem por aqui!!!