quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Boicote aos cartões telefônicos internacionais!!!

Então gente, esse post hoje é mais um alerta para quem costuma ligar por Brasil através de cartões telefônicos internacionais.

Apesar de termos o skype em casa, eu sempre ando (ou andava...) com um cartão telefônico na bolsa, desses que custam 5 dólares e em teoria, podem durar até 3 horas, dependendo da marca e da cidade para onde você liga.

Mas o fato é que de uns tempos pra cá, eu cheguei à conclusão de que existe uma máfia desses cartões... E pior, coisa de brasileiro mesmo.

A primeira coisa estranha que aconteceu comigo, foi há uns 2 meses quando tentei ligar pra minha irmã e quem atendeu foi uma mulher. Eu pedia pra falar com minha irmã e ela só ficava falando: "só um minutinho... Ei, telefone pra você. Ei, vem cá, é telefone pra você". E eu achando aquilo ali muito estranho, quem era essa mulher que atendeu o telefone da minha irmã e ainda a chama de "ei"???

Depois de uns 10 minutos esperando igual uma idiota, desliguei, liguei de novo e contei pra minha irmã o que tinha acontecido. Ficamos achando que era engano... Mas depois dessa vez que falei com ela, eu tentei ligar outras vezes pro Brasil e a ligação só chamava, chamava, ninguém atendia e eu ainda perdia meus créditos a cada vez que tentava. Quem me conhece sabe que eu me irritei logo e joguei a m**** do cartão fora.

Passados alguns dias, comprei outro cartão, de outra marca e a tal mulher (agora já está claro que é uma gravação) começou: "Ei, telefone". Aaaaiiii que raiva!!! Mais 5 dólares jogados no lixo!

Passados alguns dias, uma amiga veio me contar que aconteceu exatamente a mesma coisa com ela e que uma outra amiga também já tinha passado por isso.

Só um detalhe nisso tudo, são várias marcas diferentes dos cartões: Yellow, Top et Giant até agora.

Por isso gente, principalmente aqueles estão chegando em breve: evitem comprar esses cartões telefônicos nas dépanneurs. Ainda estou tentando descobrir alguma marca melhor, mas as outras que conheço, os créditos duram muito pouco, o skype continua saindo mais barato. A única coisa ruim é quando você está na rua e tem alguma coisa urgente pra resolver...

En tout cas, assim que eu descobri um cartão melhor, aviso aqui. (Se alguém souber de algum, as dicas são sempre bem-vindas!!)

Beijos a todos e olha a neve aí, minha gente.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

La manque du soleil: dépression saisonnière

Parece exagero, mas é bem verdadinha... É nessa época do ano que o índice de depressão e suicídio aumenta consideravelmente por aqui e vocês já devem imaginar porque.

Quem tem essa "dépression saisonnière", também conhecida como "trouble affectif saisonnier" manifesta seus primeiros sintomas no fim do outono/começo do inverno e vai melhorando com a chegada da primavera.

Outro dia li num jornal que entre 15% e 25% da população no hemisfério norte manifesta os sintomas desta depressão quando as horas de sol começam a diminuir. As mulheres apresentam os sintomas mais do que os homens (poderíamos imaginar uma TPM de 4 meses?! Coitados dos nossos maridos). Isso acontece porque quando somos expostos a pouca luz do sol, a produção de melatonina aumenta, alterando diretamente nosso humor, sono e apetite (tá aí uma ótima desculpa pra engordar no inverno!).

O tratamento pra isso? Tem vários. Exercício físico, é claro fica como número 1 da lista. Mas para preguiçosos-sem-tempo como eu, existem outras saídas também. Eu ouvia muito falar na Vitamina D, inclusive estou tomando desde setembro. rs... Mas as pessoas têm falado muito do Omega 3, que eu já sabia ser ótimo pro controle do colesterol e agora descobri que é muito bom pro controle do humor. E para nossa alegria, mulheres: o chocolate!! Alimentos com magnésio também ajudam a controlar o humor, ou seja, o chocolate, cereais, nozes, etc.

Lembram que eu sentia uma vontade incontrolável de comer chocolate no inverno passado?? Achei a explicação pra isso e agora é que como sem culpa mesmo!!! Mas é só pra não ter a tal depressão, pô! =)

Beijos e uma ótima semana a todos.