quarta-feira, 30 de abril de 2008

No céu!!!

Sábado passado minha mãezinha chegou aqui em Montréal!


E juro que não consigo descrever a emoção de sentir novamente aquele abraço único, que eu não sentia há quase um ano. Agradeço a Deus todos os dias por ter a oportunidade de reencontrar minha mãe com tão "pouco" tempo estando aqui. Digo isso porque apesar de ser bastante tempo pra mim, já conheci muitas pessoas aqui que passaram anos e anos sem rever algum familiar. Minha ex-chefe mesmo, só pôde voltar ao país dela depois de 20 (vinte!!) anos morando aqui. Conheci pessoas que também não voltam ao Brasil há mais de 13 anos... Enfim, já tô aqui fugindo do assunto.

O fato é que estou me sentindo verdadeiramente no céu!! Caramba... Como é bom demais sentir o amorzinho de mãe assim tão de perto. Esse amor que é mesmo incondicional, que se mostra pelo olhar, pelo sorriso orgulhoso, pelo choro de emoção. Amor este que querendo ou não, eu já estava me acostumando a não sentir (ou pelo menos a não querer sentir falta de sentir, será que deu pra entender?). Não precisamos falar nada pra saber da nossa ligação, esse meu porto-seguro com o qual eu conto a qualquer hora do dia, de qualquer parte do mundo.

Bom demais poder deitar no colo dela e receber carinho, ver os DVDs que ela trouxe do Brasil, rir juntas, bater perna pela cidade, comer comidinha de mãe (não, juro é só por isso que digo que estou no céu! Mas que a comidinha dela é bem melhor do que a minha, isso é), relembrar momentos de infância e saber das últimas fofocas básicas de família. =)

Está sendo muito bom também poder, finalmente, mostrar ao vivo e a cores a nossa realidade aqui, nossa casa, os lugares que frequentamos, apresentar nossos amigos, mostrar os lugares onde já trabalhei, etc.

Acho que nem precisava estar falando tudo isso, porque pra quem já está aqui na terrinha (e mesmo quem está por vir) vocês já devem imaginar a alegria que estou sentindo. Alexandre ontem estava dizendo o quanto é bom ter uma terceira pessoa na casa, pra fazer companhia, rir, espairecer, ajudar a lavar a louça dele... hehehehe

Bom gente, não vou falar muito mais... Como trabalhamos todos os dias durante a semana, não queremos passar muito tempo no computador, pelo menos nesse início dela aqui. Mas pra encerrar, fica aí uma fotinho desse abraço na chegada, um dos momentos mais marcantes da minha vida!

Bonne fin de semaine à tous!


quarta-feira, 16 de abril de 2008

10 meses e... Ainda a(s) língua(s)!

Pois é, minha gente. Estamos aqui há pouco mais de 10 meses, estando em média 80% do nosso tempo, imersos no francês e/ou no inglês e os outros 20% ficam pro nosso portugês, porque ninguém é de ferro. E legal mesmo é quando me pego pensando em francês!
Mas o fato é que, nos nossos planos iniciais, quando ainda estávamos no Brasil, a gente sempre calculava que estudaria por uns 6 meses e imaginava que já seria o suficiente... É suficiente pra se comunicar? É sim. Porém, aqui estou eu, mais uma vez, pra dizer a vocês que não, 6 meses não é suficiente pra ficar fluente. Pelo menos pra você que é de uma área onde haja muito contato direto com cliente e/ou trocas de e-mail, elaboração de documentos, relatórios, etc.

Daí você pode pensar "mas estando lá, ouvindo a língua 24hs por dia, vendo TV, lendo jornais, como não é possível?". Pois eu te digo, minha amiga, meu amigo... Que vocabulário, a gente até pega bastante. A escuta também melhora consideravelmente. Mas definitivamente, pra conviver no dia-dia no seu trabalho, um ambiente onde normalmente se fala mais formalmente que em casa, existem termos que você vai aprender ali, na vivência e na convivência. Sem falar dos sotaques, né? Quando a gente pensa que está se adaptando ao sotaque quebecois (jurando que é o mais importante), a gente se depara com sotaques de gente do mundo inteiro, o que às vezes dificulta um pouco mais, apesar de ser interessante porque a gente sempre descobre coisas novas.
Vocês se lembram que eu comecei a estudar inglês? Pois é, e valeu a pena, viu. Mas vou voltar pro francês de novo... Decidi isso, porque na área que estou pensando em investir aqui, a maior parte das vagas de emprego vem exigindo que o candidato seja ou "parfaitement bilingue" (o que quer dizer na fala e na escrita, sem erros!! Com direito a teste na hora da entrevista) ou no mínimo com critérios "français: très bonne connaissance; Anglais: bonne connaissance" e vice-versa.

Alors, já que não tenho "très bonne connaissance" na escrita em nenhuma das duas línguas, melhor ficar 100% em uma delas, do que meio-a-meio nas duas, né? Ainda não sei onde vou estudar, nem quando recomeço, estou esperando algumas decisões a serem tomadas (tá vendo!! lá vêm "elas" de novo!!) pra então decidir (!!) isso também.

Resolvi postar sobre isso hoje, porque continuo recebendo alguns e-mails perguntando sobre a questão da língua em Montréal.. Na minha opinião, definitivamente é preciso ser 100% bilingüe pra ter um bom emprego, em áreas como Administração, jornalismo, marketing, publicidade, Recursos Humanos, etc. Vai depender também do cargo almejado e, como eu disse, das responsabilidades do cargo - se a pessoa lida com cliente ou uma equipe grande, fala ao telefone com o resto do Canadá ou com os EUA, redije relatórios, etc.

Outra coisa que tenho percebido: nossa formação no Brasil em cursos gerais, aqui ficam meio vagas pra eles. Por exemplo: pra diplomas em Administração, Psicologia, Comunicação, as pessoas sempre perguntam "mas administração em quê?", "psicologia do quê?". Isso porque aqui, até tem esses cursos gerais, mas normalmente as empresas procuram pessoas com formações específicas para cargos específicos, como por exemplo, Gestão de Recursos Humanos ou então Administração de negócios / de comércio / de finanças. São exemplos que vi mais de perto, conversando com algumas pessoas. E acho que é daí que vem tanto curso em Colleges e nas Universidades, de curta duração, mas com matérias direcionadas pra cargos específicos. Interessante isso!
Genteeeee, a prima-vera chegou de vez!!! Acho que a última nevezinha foi nesse fim de semana, mas foi bem pouquinho. Agora tá esquentando, hoje já fez 18 graus!! =D
E como estou empolgada, falando até, vou encerrar esse post com fotinhos de uma Cabane à Sucre que nós fomos e que foi show de bola!! Fim de semana que vem tem mais!!


Eu, que sempre gostei de misturar doce com salgado, me fiz aí!!! Tinha sirop d'érable espalhado no prato inteiro!! Bom demais.





Na nossa mesa, brasileiros e quebecoises. O melhor eram as músicas típicas ao fundo. Adoro!!






Amigas da rádio!



Poxa Tudi, bota um "sirrôzinho" aí no seu prato...

Por hoje é só, pessoal! =)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fim do Tout de Bien...

É isso aí, amigos. Depois de um tempinho sem escrever, entrei aqui hoje pra dizer a vocês que chegou a hora de dar um fim a esse blog. Sei lá, não tenho mais paciência pra escrever, não sinto inspiração pra nada, enfim... É hora de dizer Au revoir pro blog Tout de Bien. See you!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Brincadeirinha, gente! É só porque passou o 1 de abril e eu nem consegui pegar ninguém aqui... Então resvolvi pregar essa peça em vcs, leitores do blog. =)
Bem verdade que eu já andei pensando em parar de postar mesmo. Acho até que esse dia ainda vai chegar, mas acho que não vai ser por agora...
Bom, por aqui está tudo indo bem. Amigos, família, língua (s), trabalho (s), etc. Mas sabem uma coisa que eu estava pensando outro dia? Aqui, eu vivo em constantes momentos de "tomada de decisão". É impressionante, mas desde que cheguei aqui, logo que acaba uma fase decisiva, começa-se outra em seguida. Ou às vezes nem acabei de tomar uma decisão direito e já preciso tomar novas decisões, em outros aspectos. Vocês podem me dizer que "isso é a famosa vida de adulto" e eu até concordo. Mas aqui, pelo menos nesse primeiro ano de Montréal, eu me pego constantemente em conflito por ter que decidir o próximo passo, o que devo fazer primeiro, o que farei em seguida e vivo com receio de ter feito a escolha errada ou ter decidido na hora errada. Sei lá, acho que vocês nem vão entender o que eu estou querendo dizer, mas é isso...
De qualquer maneira, entre uma decisão e outra, a gente sempre dá um jeitinho de relaxar e se divertir com os amigos, né. E como já tem um tempinho que não posto fotos, aqui vão alguns registros dos últimos eventos.


Amigolate na Páscoa. Ou melhor, "inimigolate"!





Almoço e passeio com os amigos Geneviève, Olivier e François-Gustave.



Sushi Party!


Despedida de Juliette, que voltou pra França.





Níver do Caio (nessa casa aí, cada noite, uma nova história. rs...)